a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
sao joao fogos
17.Junho.2017

Saiba o que fazer quando se queimar

soltando fogos nas festas juninas, um problema que tem aumentado nesta época, quando a utilização de fogos de artifício aumenta substancialmente. Esse aumento de acidentes com fogos de artifício e fogueiras é bastante recorrente nessa época do ano e eles atingem, principalmente, crianças.

Dados da Secretaria de Saúde da Bahia apontam que em 2016, entre 22 e 25 de junho, foram atendidas 70 vítimas de queimaduras e explosão de bombas no Hospital Geral do Estado. O uso inadequado de bombas, foguetes e espadas é a principal causa.

A coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário da Bahia, Gabriela Sena, diz que o uso de fogos deve ser evitado por crianças ou feito sempre com a supervisão de um adulto. Outra recomendação é que os fogos não devem ser estourados direto na mão.

“Sempre que os fogos forem utilizados é importante não estourá-los próximos às residências e nem nas mãos. Se você estoura direto na mão corre o risco de o rojão não sair, o que pode acarretar uma queimadura gravíssima nela e até no rosto”.

Primeiras ações

Além da prevenção, outro aspecto importante diz respeito às primeiras ações a ser realizadas após o acidente. “O acidentado deve ser levado imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que um profissional possa avaliar a gravidade do ferimento”, afirma Gabriela.

Outro procedimento condenado pela professora é o uso de soluções caseiras para tratar as queimaduras. “Não é recomendável passar produtos como sal, água com açúcar, gelo, ovo, óleo, manteiga ou pasta de dente. Mas infelizmente essa prática ainda ocorre e oferece riscos”.

Gabriela ressalta que o procedimento correto é lavar a lesão com água fria por 10 minutos. “Não pode ser água gelada, pois há o risco de necrosar a pele. Também é importante evitar passar a mão suja no ferimento ou cobrir com algodão. E não se deve tirar a pele para não agravar a situação”.

 

terreno na bahia