a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
angela souza
13.Maio.2017

Deputada Ângela foi citada em delação

de fraude com a contratação de uma empresa em Una. A deputada estadual foi citada na delação premiada do empresário Kells Belarmino Mendes, líder de um esquema que consistia em fraudar licitações e desviar dinheiro público da educação em 19 cidades baianas.

Mendes foi preso em julho de 2015, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Águia de Haia para desarticular o grupo. O site Bocão News teve acesso ao trecho da delação premiada do empresário junto ao Ministério Público Federal (MPF) que cita a deputada.

O acordo de colaboração foi homologado no final do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ângela foi delatada no inquérito instaurado para apurar fraude em licitação em Una, na contratação da Ktech Key Technology Ltda, pertencente a Belarmino Mendes.

O empresário contou que o contrato com a prefeitura de Una foi intermediado por Ângela Sousa e ele não chegou sequer a se encontrar com o então prefeito Dejair Birschner para tratar sobre os termos do contrato ou os pagamentos. “Todas as tratativas foram realizadas com a deputada Ângela”.

Propina de 30%

Segundo o empresário, o acerto foi que ele “teria que entregar 30% do valor de cada fatura quitada pela prefeitura para o prefeito e a deputada estadual Ângela Sousa iria receber o equivalente a 5% do valor das faturas pagas”.

Procurada pelo Bocão News, a deputada refutou com veemência qualquer ligação com o grupo investigado. “Não tenho nada de envolvimento com isso. Eu não tinha nem prefeitos. A deputada aqui trabalha muito com associações, eu não tinha prefeito na época”.

A resposta foi para negar que seria responsável por aliciar prefeitos para Belarmino Mendes. A deputada também negou que tenha se reunido com o prefeito de Una, Dejair Birschner, e com o empresário em seu gabinete. “Mentiroso. Isso nunca”.

Como um dos preceitos para a delação premiada é contar a verdade, a deputada acredita que “com certeza, vai cair” a colaboração do acusado.