a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
autor mirim
27.Maio.2017

Ilhéus lança livro de aluno de 9 anos

da “escola da vergonha” - a Nucleada do Japu, localizada no Maria Jape, que foi alvo de matéria nacional por causa de sua precariedade e abandono por todos os prefeitos dos últimos 25 anos, inclusive o atual, que já tinha sido vice-prefeito de Newton Lima. Ele soube pela TV que uma de suas escolas é uma vergonha.

Mas nem tudo é vergonha no local. Professora e alunos se orgulham de um dos colegas, Vagner Alves, de 9 anos, que estuda o quarto ano. Ele escreveu, ilustrou e lançou nesta semana o livro Contos e Encontros, dentro do projeto Tarde de Autógrafos.

Criado pela secretaria de Educação de Ilhéus, ele incentiva o interesse dos estudantes da rede municipal pela literatura infantil. Vagner, filho de Rita de Cássia dos Santos e de Balbino Gonçalves da Silva, retrata personagens e situações do imaginário em contos, poemas e desenhos.

Aluno da professora Joanita Cruzeiro, que enfrenta o estado lamentável da escola e se dedica com muito amor às aulas, o estudante encantou a equipe de professores da Educação Infantil e os colegas com histórias divertidas, cheias de magia, sensibilidade e imaginação criativa.

Aluna e professora

O lançamento do livro contou com o artista Corinto Alves dos Santos se apresentando com voz e violão, mas um dos destaques foi a própria professora. Joanita Cruzeiro é uma ex-aluna da escola de Maria Jape e até ajudou a carregar as primeiras cadeiras para a instalação da unidade.

Hoje ela é a professora da escola onde estudou e tem os próprios filhos como alunos. O prefeito Mário Alexandre apareceu para elogiar o pequeno artista, a equipe de professores e a comunidade pelo incentivo à produção cultural entre as crianças.

Ele aproveitou a visita ara inspecionar a escola e autorizou a implantação de um parque infantil no espaço hoje ocupado por ela. A escola em si deve ser transferida para outra, que será construída num terreno próximo, cedido porum agricultor.