a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
tuberculose canina
20.Maio.2017

Cães podem ter tuberculose e passar

a doença aos donos e a outros animais, apesar de rara nos animais. Como se trata de uma zoonose (doença transmitida dos animais para os seres humanos), ela deve sempre ser prevenida. A Tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, porém esse microrganismo possui muitas variações.

A transmissão da Tuberculose pode ocorrer de várias maneiras, no entanto, a tosse é classificada como a principal forma de propagação da doença. Quando um cão tosse, são expelidas gotículas de saliva contendo o agente infeccioso.

Com isso, as pessoas ou animais ao redor acabam inalando e contraindo a doença. Outra forma bastante comum é ingerir leite de vaca sem inspeção. As vacas tuberculosas transmitem a doença também pelo líquido.

Assim como cães podem transmitir a doença para o homem, o ser humano pode transmitir para o animal. Tocar a boca e o nariz do animal com mãos nuas e depois levá-las próximas ao rosto é outra maneira de fazer com que seu sistema entre em contato com o agente infeccioso.

Os sintomas

A doença pode não exibir sintomas. Quando a doença apresenta sintomas, podem surgir relutância a fazer exercícios físicos ou brincar, tosse seca persistente, perda de peso sem causa aparente, dispnéia, tosse com pus ou sangue, prostração, aumento na ingestão de água e febre.

O diagnóstico é feito por um veterinário através de um exame minucioso. O teste de Mantoux utilizado nos seres humanos pode não ser tão confiável em cães, por isso são utilizados outros exames para confirmação da doença.

O tratamento é feito através de remédios. Durante o tratamento, o cão ainda pode transmitir a doença, por isso muitos tutores optam pela eutanásia do animal, como medida de segurança. Quem decide se fará o tratamento ou não é o tutor.

A prevenção consiste na separação de cães ou do homem que estejam em tratamento da tuberculose, não colocar seu pet junto de animais sem procedência, tomar um cuidado maior com cães com patologias crônicas, levar o pet rotineiramente ao veterinário.