a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
encontro agro
13.Maio.2017

Encontro de Mata Atlântica será no sul

da Bahia reunindo profissionais e pesquisadores, internacionais e brasileiros, de reconhecida competência na área agroflorestal. É o III Encontro Baiano de Sistemas Agrossilviculturais (EBSAGS), que acontece de 5 a 9 de junho, na semana dedicada ao Dia do Meio Ambiente (5).

Palestras, mesas-redondas, oficinas e Feira do Empreendedor vão ser realizados no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna, e no Centro de Treinamento da Ceplac, com previsão de reunir cerca de 1.000 participantes.

O EBSAGS debaterá estratégias de incentivo ao agronegócio e proporcionará a integração dos participantes com especialistas em sistemas silvipastoris. É também a oportunidade de deabter os usos da água e a regularização ambiental das fazendas.

Desde o século 18 a região cacaueira usa sistemas agrossilviculturais a partir do consórcio de culturas agrícolas com espécies nativas. No tradicional cultivo do cacau, o “cabruca”, as mudas são plantadas à sombra de árvores da mata atlântica.

Cabruca

Se o cacau-cabruca trouxe inúmeros benefícios ambientais, como a conservação do bioma Mata Atlântica, restauração de florestas e recuperação de áreas degradadas, hoje ele garante o uso racional e eficiente da terra e a conservação de nascentes.

Num primeiro estágio foram usadas espécies arbóreas da mata atlântica para o sombreamento do cacau, mas em meados das décadas de 60 e 70 a maioria dos cacauicultores passou a usar eritrina, jaqueira e cajazeira. Hoje, faz consórcio de cacau com seringueira, fruticultura e pecuária.

O sistema de agrossilvicultura não consiste apenas na reconstrução da mata original ou no reflorestamento parcial de áreas desmatadas, mas em incluir, nestas áreas, plantas de interesse econômico e, de preferência, também ambiental.

Isso permite favorecer simultaneamente o meio ambiente e os negócios rurais, a recuperação da fertilidade dos solos e o controle eficiente de ervas daninhas.