a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
escola japu
20.Maio.2017

Ilhéus desativou a escola do Japu

que foi notícia nacional, mas só depois que o caso ganhou essa proporção. Durante cinco meses, a Prefeitura tinha ignorado as condições precárias da “sala nucleada”. Depois que caso foi mostrado em uma programa nacional de TV, a secretaria de Educação desativou temporariamente a sala.

O governo promete construir outra escola na Piaçaveira, zona rural de Ilhéus, para atender a comunidade. A situação da escola ganhou repercussão nacional após matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no domingo 14.

A matéria falava da Operação Citrus, do Ministério Público, que apura casos de corrupção na Prefeitura de Ilhéus, na gestão anterior. Os alunos ficarão sem aula durante uma semana, até que a Secretaria de Educação defina um local para o funcionamento da escola.

Nova escola

A secretaria de Infraestrutura tomará as medidas cabíveis para a construção da nova escola, no terreno que foi doado pelo agricultor Miguel Domingos Dias. A Escola Nucleada do Japu existe há cerca de 25 anos, sem que até hoje fosse dada uma solução à situação da unidade.

Atualmente, conta com a professora Edilene de Jesus Almeida, que leciona há quatro anos, o maior período já mantido por um profissional naquela localidade, que fica a 40 quilômetros da sede urbana de Ilhéus. A unidade escolar funciona em dois turnos.

Pela manhã, atende a 12 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. À tarde, 15 alunos da educação infantil e das 1ª e 2ª séries, além de um aluno especial.

Um levantamento da secretaria de Educação aponta que das 119 escolas da rede municipal, 53 estão na área urbana e o restante na zona rural. Cerca de 40 escolas necessitam de reforma e 20 precisam ser demolidas e reconstruídas.