a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
doacao de sangue
13.Maio.2017

Gincana da FTC vai ajudar a achar doador

de sangue para o estoque da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A FTC Itabuna está ajudando a resolver a carência do Banco de Sangue com uma gincana que mobiliza alunos, professores, artistas e a sociedade. A professora Kelly Bomfim explica que a Rede FTC propôs o tema “A matemática está em tudo”.

Cada professor tinha como missão desenvolver alguma atividade acadêmica ligada ao tema. “O colegiado de Fisioterapia sugeriu realizar uma gincana com alguns objetivos direcionados também para a questão social. Uma das provas é conseguir doadores de sangue para a Santa Casa”.

A gincana acontece entre os dias 16 e 18 de maio e o prazo final para conquistar doadores é o dia 16. “O curso de Fisioterapia foi dividido em 5 equipes, com alunos do 1º ao 9º semestres (para incentivar a integração) e dois professores auxiliadores”.

“Atualmente temos as equipes Branca (Marcone e Nathalina), Amarela (Elisangela e Flamarion), Azul (Adriana e Welber), Rosa (Andrea e Silas) e Verde (Simon e Mirele)”. Além de Kelly, ficam na coordenação as professoras Amanda e Pryssilla Oliveira.

Pela internet

O empenho das equipes tem se refletido inclusive nas redes sociais. Atualmente, diversos vídeos postados chamam a atenção para a gincana e pedem a participação da comunidade. Para o coordenador do Banco de Sangue, Adelson Bispo, a iniciativa é louvável e o objetivo ainda maior.

“Precisamos desta mobilização social. O Banco de Sangue é uma verdadeira reserva que salva vidas a todo momento e não sabemos quem, nem mesmo quantas pessoas podem precisar desta reserva no próximo instante”, declarou Adelson.

O Banco de Sangue de Itabuna é o único fornecendo o produto para todos os hospitais da cidade e para as unidades de municípios vizinhos. Em épocas de muito movimento, como Reveillon, Carnaval, São João e feriadões, a necessidade de sangue cresce muito e nem sempre o estoque é suficiente.