a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
aedes em ilheus
27.Maio.2017

Ilhéus reduz a infestação do Aedes aegypti

nas regiões críticas da cidade e busca conseguir a mesma coisa em outros bairros. Na terça-feira (30), a equipe de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vai promover ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti na localidade de Maria Jape, em Ilhéus.

A ação da Sesau prioriza áreas que apresentam índices de infestação mais altos, tanto na sede quanto no interior do município. Segundo o diretor da Vigilância e Saúde da Sesau, Gleidson Santana Souza, Maria Jape não recebe visita da equipe de combate ao mosquito há 8 anos.

O resultado do trabalho, que envolve ações técnicas de bloqueio focal, perifocal e costal (com atuação em um raio de 150 metros do foco), já apresenta resultados significativos, tanto no interior quanto nos bairros periféricos de Ilhéus.

Bos resultados

Gleidson cita exemplos. O alto do Carvalho, na zona norte, onde a Sesau chegou a registrar no início do ano um índice de infestação de 44%, hoje está controlado em 3,7%. No alto do Coqueiro, no Malhado, foi reduzido de 23,5% para 10%.

No alto da Gamboa, na avenida Itabuna, a redução do índice foi de 24% para 3,3%, resultado que animou os técnicos. Na semana passada, uma ação na localidade do Couto foi iniciada por eles. Desde 2012 nenhuma ação preventiva era feita pela Prefeitura no local.

“Fizemos a coleta de 148 amostras e 63 deram positivas, ou seja, com a presença de larvas do mosquito”, revela Gleidson. Um outro trabalho executado pela Prefeitura é voltado para atividades esclarecedoras sobre a dengue e o mosquito transmissor.

Uma equipe de educação dá palestras em escolas e associações, e faz mutirões nos bairros com maior infestação.