a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
krav maga
6.Maio.2017

Federação abre novos cursos Krav Maga

na Bahia ampliando o números de instrutores e academias habilitados em Salvador para difundir o Krav Maga da mesma forma como é praticado em Israel. A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) é a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina.

Hoje a FSAKM conta com 14 instrutores habilitados que atendem em diferentes endereços em Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. No dia 10 de maio, na R. Dr. Bureau, 100, no bairro Costa Azul, em Salvador, mais um espaço será inaugurado.

No dia 15 de maio é a vez da inauguração de novo ponto de treinamento, na Av. Praia de Itapoã, Quadra A, Lote 44, n 255. Segundo Henrique Cerqueira, instrutor-chefe da FSAKM na Bahia, esse crescimento vem acontecendo de forma planejada.

“A formação de instrutores de Krav Maga requer extrema responsabilidade, por se tratar de uma atuação profissional que atua com a segurança e a vida das pessoas e, por isso, a Federação Sul Americana de Krav Maga usa, ainda hoje, o método utilizado em Israel”, explica Cerqueira.

Krav Maga

Criado em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é o método de defesa pessoal que permite que qualquer pessoa - independentemente de força física, idade ou sexo – consiga se defender de um agressor ou de mais agressores, de maior porte ou mais fortes, armados ou não.

Não se trata de uma arte marcial e sim da única modalidade reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal. No Krav Maga não há competições, campeonatos ou medalhas. O maior troféu é a vida que será salva um dia.

O treinamento orientado por instrutores qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão.

Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.

A defesa pessoal israelense foi trazida ao Brasil, em 1990, por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan). Ele começou a praticar o Krav Maga aos três anos com Imi Lichtenfeld e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo.