a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
nutricionista
27.Maio.2017

Conselho de Nutricionistas abre delegacia

em Itabuna e promove simpósio sobre comunicação de saúde. O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), autarquia federal responsável pela fiscalização do exercício profissional da Nutrição na Bahia e de Sergipe, inaugura no dia 2, às 19h, a delegacia do órgão em Itabuna.

Esta será a primeira delegacia do órgão inaugurada no interior da Bahia em 39 anos de história do CRN-5. Com isso, toda a região sul terá fiscalização frequente, com uma fiscal-nutricionista e um assistente administrativo disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

A delegacia será inaugurada com todos os equipamentos necessários para o trabalho interno e para o atendimento de cerca de 500 nutricionistas que atuam na região, além da fiscalização de serviços públicos e privados de alimentação que exijam, pela legislação, a presença de um nutricionista.

Com a nova estrutura, os procedimentos administrativos para registro de consultórios (pedidos de registros e baixa) e estabelecimentos com serviços de alimentação coletiva (a exemplo de clínicas, restaurantes comerciais, restaurantes industriais, hotéis, hospitais, etc) serão feitos no local.

Um dos motivos para Itabuna ter sido escolhida para sediar a primeira delegacia do Conselho no interior da Bahia foi o volume de denúncias sobre exercício ilegal da profissão de nutricionista nos últimos anos na região.

A expectativa é que essas ocorrências diminuam com a ação in-loco do Conselho, apuração das denúncias recebidas da população e também com ações conjuntas de fiscalização com outros órgãos, a partir de convênios de cooperação que venham a ser firmados.

Simpósio

No dia 3, a partir das 8h, no Hotel Tarik, o CRN-5 promove o Simpósio Comunicação Nutrição e Redes Sociais Digitais. O evento tem o objetivo discutir a conjuntura nacional, o papel do nutricionista como formador de opinião na saúde e o exercício ilegal da profissão na web.

Vão palestrar os jornalistas Zeca Peixoto, ciberativista e mestre em História Social (UFBA) e sócio da agência NESS; Antônio Brotas, doutor em comunicação (UFBA) e assessor da Fundação Oswaldo Cruz; e o nutricionista Emerson Palmeira, mestre pela UFBA.