a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
tacografos
27.Maio.2017

Ibametro reprovou 30% dos tacógrafos

usados em Itabuna em uma nova operação de fiscalização. Dos veículos de grande porte (caminhões e ônibus) e aqueles utilizados no transporte escolar, 30% tiveram instrumentos de medição de velocidade e distância percorrida reprovados.

Segundo o Ibametro, de um total 126 cronos verificados, 38 estavam irregulares. A legislação estabelece a certificação compulsória do equipamento a cada dois anos. Ele é de uso obrigatório em veículos de grande porte e fundamental para perícias de acidentes nas estradas.

A ação foi coordenada pelo gestor da Agência Regional, Galileu Oliveira, e contou com o trabalho técnico do metrologista Crispim Maurício e Auxiliar José Raimundo dos Santos, além do apoio da Polícia Rodoviária Militar, com o Coronel Diógenes Câmara.

Fundamental

O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, reforça que a fiscalização é importante para uma maior segurança nas vias públicas, contribuindo para a redução de acidentes. “O cronotacógrafo funciona como uma espécie de ‘caixa preta’ na detecção das causas de acidentes de trânsito”.

“Ele apura as responsabilidades, porque o instrumento de medição registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo automóvel durante o deslocamento, sendo uma peça fundamental na investigação”, explica o gestor.

O Código de Trânsito Brasileiro determina o uso obrigatório do cronotacógrafo para os veículos que fazem transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso brutal total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas.

Os veículos de grande porte são os que mais estão ligados as estatísticas de acidentes com morte nas estradas do Brasil. Incluindo a operação de abril, a Regional de Itabuna fiscalizou 221 cronotacógrafos, reprovando 67. Outros 154 foram aprovados.