a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
afra nascimento
11.Março.2017

Grapiuna lança CD em Portugal e Morena FM

simultaneamente, coroando uma trajetória de sucesso em terras lusitanas que começou em 2000. Afra Nascimento vem de uma família com berço musical de Ibicaraí e começou desde cedo a participar de festivais no interior da Bahia.

Afra já tinha certeza do que queria. Cantar e tocar violão fazia parte da sua rotina e não tardou a despertar seu lado compositor. Ele diz que se encantava com “as belas letras e melodias dos menestreis Geraldo Azevedo, Elomar Figueira, cantadores que enriqueciam nossa cultura regional”.

Em 1990 ampliou seus horizontes mudando para Itabuna, onde fez muitas amizades e parcerias. “Todos me dando base e elementos para a livre arte de pensar, enriquecer o vocabulário, a fantasia e revelar ao mundo novas canções”.

Em 2002, Afra recebeu convite para apresentar-se em Portugal, onde participou de vários projetos com banda e solo, também na Espanha e na França. Desenvolveu projetos de CD e DVD gravados em Portugal e acompanhou cantores pelo país, sem esquecer suas raízes.

Repertório

Por ser um artista com formação em barzinho, ele sempre teve um repertório eclético e variado, facilitando a fusão de timbres e ritmos. Afra Nascimento é autodidata com breve formação acadêmica e toca violão, guitarra, guitalele, cavaquinho e teclado.

Ele acumula 50 composições, algumas gravadas em discos de amigos como Jaffet Ornellas e Rogerinho do Acordeon. Outras são parte do primeiro disco solo, Fantasia, que a rádio Morena FM lança neste domingo, 12, no In Concert, às 19 horas.

Entre as faixas, destaque para “A lavadeira e o rio”, composta em 1990 depois de observar as mulheres lavando roupa no rio Cachoeira. “A canção nasceu com o intuito de ser um grito de socorro para a natureza, pois naquela altura o rio já estava morrendo, degradado e poluído”.