a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
barragem colonia
25.Março.2017

Barragem está 73% pronta mas falta plano

para a água, que precisa ser transportada até a rede de distribuição da Emasa em Itabuna. A parte da construção está adiantada, com 73,62% da obra concluída, segundo a última medição, feita pelo Estado nesta semana. Depois de anos parada, ela está sendo tocada pelo Governo da Bahia.

Essencial para garantir o abastecimento de água para os cerca de 220 habitantes de Itabuna e atrair novos empreendimentos, a Barragem do Rio Colônia está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e pela Embasa.

A barragem terá um reservatório de 63 milhões de metros cúbicos, com uma área alagada de 1.322 hectares, altura de 21,4 metros, e um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto, formando um espelho d’água de 25 quilômetros quadrados.

Além de normalizar o abastecimento de água numa região que nos últimos dois anos enfrentou racionamento por conta da longa estiagem, a obra vai contribuir para a revitalização do Rio Cachoeira, que corta Itabuna e tem sua foz em Ilhéus, permitindo o controle da vazão.

O investimento total é de R$ 108 milhões e, além da barragem, inclui a construção de uma estrada no entorno, entre Itapé e Itaju do Colônia, e novas redes de energia elétrica. A população de Itapé, de cerca de 12 mil habitantes, também será beneficiada.

Sem projeto

A barragem pode ser inaugurada ainda neste ano, mas não vai cumprir seu principal papel, que é o de resolver o abastecimento em Itabuna. Isto porque a água armazenada precisa ser transportada até Itabuna e não existe ainda nenhum planejamento para isto.

Será preciso construir dutos de água ligando os 20 km que separam a barragem da rede de distribuição de Itabuna. Até aqui ninguém anunciou qualquer plano, nem a Emasa (municipal), nem a Embasa (estadual) ou o Governo do Estado.

Já o controle do fluxo do Rio Cachoeira nas épocas de seca ou de cheia será conseguido de imediato, assim que o espelho d'água estiver formado, o que deve demorar cerca de três meses, segundo técnicos estaduais. Isso, se houver chuva suficiente. Foto de Dante Gois.