a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
premiados
25.Março.2017

Estudantes são premiados em São Paulo

na Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A volta para casa terá um gosto especial para o estudante Tailan de Melo, 20 anos, que está participando, desde a segunda-feira (20), da 15ª Febrace.

O projeto ‘Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação’, desenvolvido no curso técnico de Agropecuária do CTEP da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, foi destaque na Mostra de Ciências e Tecnologia Escola Açaí/MCTEA e terceiro lugar em Ciência Agropecuária.

Com a premiação, divulgada nesta sexta (24), o estudante e seu professor co-orientador Rodrigo Arlindo, se credenciam para apresentar a experiência em evento que será realizado, em novembro, no Pará. “Ter participado da Febrace foi uma grande oportunidade,” afirma Tailan de Melo.

O projeto de iniciação científica sobre a biomassa da banana verde aponta as propriedades desta fonte energética e nutricional valiosíssima e que muito contribui para gerar emprego e renda para pequenos produtores.

Durante a pesquisa, foi constatado que parte da banana em estado verde é inutilizada e desprezada a céu aberto nos períodos de colheita e da maturação do fruto e, até mesmo, na seleção para a comercialização e o transporte entre lavouras. A biomassa verde impedirá este desperdício.

Professora

A professora Karine Najla Souza de Jesus, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, em Itatim, foi Professor Destaque. Ela orientou as estudantes Cristiana Aparecida Couto e Noemy de Souza Queiroz, 16 anos, no projeto “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti”.

As estudantes descobriram que ervas medicinais muito populares, como a erva-cidreira e o eucalipto, são capazes de exterminar as larvas dos mosquitos. A professora Karine comemora.

“Esta foi uma descoberta muito importante para as estudantes e uma esperança para o extermínio desse mosquito que tem causado tanto transtorno para a população da nossa cidade. Estamos felizes pelo alcance social e reconhecimento do projeto”, afirma.