a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
artesaos
25.Março.2017

BA anuncia edital para venda do artesanato

baiano na capital, ajudando artesãos do interior a expor sua arte na capital. Em abril, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) lançará um edital especialmente para a comercialização da produção artesanal baiana.

A notícia, anunciada durante o X Encontro de Artesãs e Artesãos da Bahia, realizado na quinta-feira (23), no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, foi festejada por cerca de 200 artesãs e artesãos presentes no evento.

O edital, de R$ 500 mil, prevê a seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, em sistema de consignação, será responsável por vender, na antiga sede do Instituto Mauá no Porto da Barra e em uma loja na Ceasinha do Rio Vermelho, o artesanato de associações e grupos.

“É uma ótima notícia, principalmente, nesse momento de crise econômica que vive o país, e o artesanato é a principal ou única fonte de renda de muitas famílias, especialmente, no interior do estado”, comemora a tecelã, Meire Cabral, presente no evento.

Integração

Realizado pela Setre, em parceria com o Sebrae-BA, o encontrou visa a integração de artesãs e artesãos da Bahia e a discussão de ações para valorizar o segmento. “O turista quer levar um pedacinho da Bahia, as pessoas decoram suas casas com peças de artesanato”.

“Por isso é importante espaços para o escoamento da produção do nosso artesanato, um dos principais gargalos do segmento”, ressaltou a secretária do Trabalho Olívia Santana. Ela foi secundada pelo secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, que representou o governador.

“É nosso dever apoiar esse segmento, esse edital é mais uma ferramenta de fomento ao nosso artesanato”, afirmou Josias. Na oportunidade, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para delimitar a área geográfica de Maragogipinho/Aratuípe (cerâmica) e Saubara (renda de bilro).

O objetivo é o registro de marca de produção coletiva dessas localidades no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).