a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
dilma e lula
25.Março.2017

Lula arrecadou em pessoa dinheiro do caixa 2

para PT revelou Marcelo Odebrecht, cuja delação sobre a corrupção nos governos do PT coloca de vez os ex-presidentes Lula e Dilma na chamada “cena do crime”, no esquema desmantelado pela Lava Jato. Ainda no cargo de presidente da República, Lula se encarregou pessoalmente de arrecadar dinheiro.

Isso incluiu o caixa 2 para a campanha de eleição de Dilma. “As revelações de Odebrecht retomam a expectativa da prisão de Lula. Afinal, não há em Curitiba acusado de crimes mais graves”. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Odebrecht contou ao Tribunal Superior Eleitoral, que Lula gerenciava a “conta corrente” de R$150 milhões aberta pela empreiteira para o PT. As revelações de Odebrecht explicam o desespero de Dilma para nomear um ministro do STJ que o soltasse, segundo denúncia do MPF.

A Lava Jato será resumida, no futuro, como o escândalo em que dois presidentes da República trataram pessoalmente de dinheiro sujo. As revelações de Odebrecht mostram como foi preciosa sua delação premiada para esclarecer e incriminar a quadrilha que governou o País.

Eles sabiam

O empreiteiro preso e delator Marcelo Odebrecht deu detalhes sobre o esquema de corrupção envolvendo o governo federal e afirma que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia de tudo, inclusive a “dimensão” do esquema de doações para o caixa 2 da campanha.

De acordo com Odebrecht, que depõe como testemunha nas ações que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder político e econômico, não houve conversa direta entre ele e a petista porque os pagamentos eram feitos ao marqueteiro João Santana e “isso ela sabia”.

“Ela sabia que toda aquela dimensão de pagamentos não estava na prestação do partido”, disse aos ministros, se referindo ao Caixa 2. Na campanha de 2010, Odebrecht afirmou que os responsáveis pela arrecadação foram o ex-presidente Lula e o ex-ministro Antonio Palocci.

Mas, a partir de 2011, já na Presidência, Dilma “começou a cuidar, digamos assim, da relação - porque em 2010 ela praticamente nem olhou as finanças, acho que todos os pedidos de doação foram feitos por Lula, Palocci, ela nem se envolvia em 2010”, explicou. Com Diário do Poder.