a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
praca salvador
25.Março.2017

Nos 468 anos, Salvador ganhará praças

quadras e obras a ser entregues ou anunciadas pela Prefeitura, além da programação cultural da 5ª edição do Festival da Cidade. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto em cerimônia realizada no Teatro Gregório de Mattos (FGM), no Centro.

“São 468 anos com muitas novidades boas. É bom a gente comemorar e ver que a cidade está mudando a cada dia e que a Prefeitura tem condições de movimentar tantas ações bacanas, seja para o baiano ou para o turista que vai vir nesse período para Salvador”, salientou o prefeito.

A programação conta com 120 ações, em um investimento de quase R$ 600 milhões. A maior foi a área de mobilidade urbana, com o lançamento do edital da primeira etapa dos corredores exclusivos de transporte coletivo – BRT (Bus Rapid Transit), na semana passada.

Na requalificação urbana, são sete ações, entre elas o edital de licitação para obras da orla no trecho de Ondina, a requalificação da Avenida Sete de Setembro (Centro), da Praça Cairu (Comércio) e do entorno do Monumento ao Cristo (Ondina).

Ainda tem a urbanização da Lagoa do Arraial do Retiro e o lançamento do projeto de recuperação da Praça Marechal Deodoro, no Comércio. Na área de esportes e lazer, são 47 equipamentos a ser entregues ou ter a construção iniciada.

Dois iniciam as obras, os Centros Integrados de Esportes (CIEs) em Itapuã e São Marcos. Mais 28 campos e quadras serão inaugurados em bairros como a Boca do Rio, Paripe, São Caetano, Pau da Lima, São Cristóvão, Mussurunga, Lobato e Fazenda Coutos.

Mais 17 praças serão entregues em locais como Itapuã, Saboeiro, Cajazeiras, Mata Escura, Cajazeiras VIII e a maior delas, a João Mangabeira (na foto), nos Barris.

Habitação

O Morar Melhor vai ter a ordem de serviço assinada para início das obras em 729 casas em situação precária no Engenho Velho de Brotas, Macaúbas e Cosme de Farias, com 450 casas, e na região da Engomadeira e Calabetão, com mais 279 casas que passarão por reforma.

O programa de regularização fundiária Casa Legal concederá mais 2.034 títulos, sendo 352 no Arraial do Retiro, 322 em Itapuã, 487 títulos no Jardim Cajazeiras, 300 no Calabar, 360 no Alto das Pombas e 230 documentos na comunidade da Baixa Fria, em São Rafael.

Várias obras de contenção de encostas serão iniciadas e 34 entregues. Duas Unidades de Saúde da Família (USFs) serão entregues no Vale das Pedrinhas e Bom Juá. Mais e escolas estarão disponíveis para a população, as de Cajazeiras XI e de Periperi, e o Centro de Educação Integral de Coutos.

Na cultura, serão lançados o Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II, o Viva Cultura, o Arte Todo Dia – Ano III, o Arte na TV – Ano II, o Capoeira Viva e o projeto Boca de Brasa – que deixará de ser realizado de forma itinerante e se mudará para espaços fixos.

Também estão na lista os tombamentos de dois patrimônios municipais: a Pedra de Xangô e o Monumento ao Cristo, na Barra.