a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
santo e a porca
25.Março.2017

Peça de Ilhéus vai disputar Prêmio Braskem

de Teatro depois de selecionada pelo projeto Polo Teatral - Festival de Teatro do Interior da Bahia. A segunda edição do festival contou com 24 apresentações em Itabuna, Juazeiro e Feira de Santana. As cinco montagens selecionadas vão concorrer na categoria Espetáculo do Interior.

Das 12 montagens, foram escolhidas Matraga, do Grupo Conto em Cena (Feira), o Santo e a Porca, da Cia Acordada (Ilhéus), Pariré, da Cia OperaKata (Vitória da Conquista), O Candelabro, da Cia Távola de Teatro (Lauro de Freitas) e Os Fogatas, da Cia Cuca de Teatro (Feira de Santana).

O vencedor da categoria será conhecido na cerimônia da 24ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, em abril. O Polo Teatral tem curadoria de Fernando Marinho, com juri formado por Cristiane Mendonça, Vadinha Moura e Alethea Novaes.

A produtora e atriz Vadinha conta que implantou o Teatro do Saber em Camaçari “e, por sete anos, tive a oportunidade de conviver com artistas de lá e de outros municípios. Vi o quanto pode ser difícil fazer arte no interior e, por isso, acho fantástica a proposta do Polo Teatral”.

“Foi surpreendente e muito gratificante descobrir um universo de artistas e grupos teatrais tão talentosos, com ideias originais e interessantes. Fiquei muito orgulhosa de poder possibilitar aos grupos selecionados a chance de revelar a qualidade de seus trabalhos em Salvador”.

A segunda edição do Polo Teatral contou com mais de 100 inscrições. Além das três temporadas nas cidades de Itabuna, Juazeiro e Feira de Santana, o projeto promoveu roda de conversa, mesa redonda e oficinas.

O Santo e a Porca

Dirigida por Ivana Nistico, a peça conta a história de um velho avarento, Euricão Arábe. O protagonista é devoto de Santo Antônio e guarda as economias de toda a vida numa porca de madeira. Adaptada da obra escrita por Ariano Suassuna em 1957, a trama mistura o religioso e o profano.

Aproxima-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste, numa comédia em três atos. Essa é a primeira montagem da Cia. Acordada, núcleo de teatro do Circo da Lua, de Ilhéus, e traz como diferencial a inserção das máscaras da commedia dell’arte e uma trilha autoral.

O elenco é formado por Eloah Monteiro, Larissa Paixão, Ivana Nistico, Martin Pigni, Lucas Moreira, Ed Paixão, Pedro Ivo Carelli e Mateo Crevatin. A cenografia é de Ed Paixão, a trilha sonora ao vivo de Lucas Moreira, a sonoplastia e os figurinos feitos por todos.