a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
repelentes
18.Março.2017

Grávidas do Bolsa já recebem repelente

de graça enviado pelo Governo Federal para ser distribuído pelos estados e municípios. Na Bahia, a Secretaria de Saúde iniciou nesta semana o envio dos repelentes para as gestantes do Programa Bolsa Família. Serão distribuídos na Bahia mais de 109 mil repelentes por mês.

A substância ativa é o DEET, que oferece proteção contra insetos como o Aedes aegypti por até 10 horas. Serão sete lotes, sendo dois disponíveis nesta primeira entrega. Os municípios que receberão mais repelentes por mês são Salvador (9.810) e Feira de Santana (2.904).

Depois Juazeiro (2.104), Vitória da Conquista (2.032), Itabuna (1.150), Jequié (1.236), Ilhéus (1.108), Porto Seguro (1.090). A entrega será feita pela Secretaria de Assistência Social de cada município. Itabuna receberá 575 unidades, sendo 2 por gestante.

A distribuição começa no dia 20, no Jardim Vitória. Nos dias 21, 22 e 23, a distribuição será feita em Nova Ferradas, Urbis IV e Jardim Grapiúna. Para receber, é necessário se cadastrar no Sistema de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (Horus), do Ministério da Saúde.

Em Ilhéus, a secretaria de Saúde inicia a distribuição no dia 27, nas unidades da Farmácia Municipal. Mensalmente, a Prefeitura receberá do Ministério da Saúde um lote com 1.108 repelentes, segundo Marco Aurélio Miranda, coordenador de Assistência Farmacêutica da Sesau.

Teste de Zika

Também nesta semana começou a distribuição de 307 mil testes rápidos para o diagnóstico do Zika Vírus na Bahia. O dispositivo, distribuído pelo Ministério da Saúde, foi desenvolvido e produzido pela Bahiafarma, do Governo do Estado.

O laboratório público da Bahia foi o primeiro do País a obter registro, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para um teste sorológico rápido de identificação da Zika. Este é o primeiro lote e corresponde a mais de 50% do total previsto para o ano.

A expectativa é de que, em até 15 dias, o lote esteja disponível nas maternidades e laboratórios públicos. O teste rápido indica, em até 20 minutos, se o paciente está infectado.