a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
vagas para idosos
25.Março.2017

Ilhéus reforça vagas para os deficientes

e os idosos e pretende aumentar a fiscalização para evitar o uso indevido. A Superintendência de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran) iniciou nesta semana a remarcação da sinalização horizontal e vertical das vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência no centro.

Neste primeiro momento, o trabalho é realizado em quatro pontos estratégicos da zona central, a fim de facilitar o acesso aos calçadões, bancos, agência do INSS, Prefeitura, Câmara Municipal, entre outros locais identificados com de maior fluxo de idosos e deficientes.

Segundo o superintendente Rogério Buralho, a quantidade de vagas é baseada no total de cada perímetro, seguindo o Código de Trânsito. São contempladas vagas em artérias como a Avenida Sete de Setembro, Praça JJ Seabra, Avenida Almirante Aurélio Linhares, Rua Eustáquio Bastos.

Elas são 15 e, depois de remarcadas, o Núcleo de Educação para o Trânsito desenvolverá ações para orientar os motoristas quanto às sanções caso façam uso das vagas sem autorização. Em seguida, será intensificada a fiscalização por parte dos agentes de trânsito.

A autorização

Para adquirir o cartão individual de vaga preferencial para pessoas com deficiência, a pessoa deve preencher o requerimento na Sutran. Se for condutor, deve apresentar cópia da CNH. No caso de não condutor, é preciso apresentar laudo médico em nome do solicitante.

Buralho explica que a ação faz parte de um projeto continuado, que contempla o centro e alguns bairros com zonas comerciais, como Nelson Costa, Teotônio Vilela, e Malhado, onde serão desenvolvidas atividades conjuntas de engenharia, educação e fiscalização da Sutran.

“A utilização de vagas preferenciais para idosos é garantida ao condutor que possua idade igual ou superior a 60 anos, que deve procurar o órgão municipal de trânsito para solicitar o cartão preferencial”. O prazo para a retirada do cartão é de 48 horas.