a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
gato lambendo
24.Novembro.2017

Quem tem gato deve cuidar das bolas de pelo

que podem aparecer depois de uma sessão de “lambeção” do felino. Voce sabe que ele vai separar longos períodos para o ritual. É um contorcionismo só para alcançar todos os lugarzinhos do corpo e isso tem uma intenção nobre, ficar limpo.

Não é segredo para ninguém que os felinos fazem parte do time de animais mega-higiênicos e esse hábito da lambedura tem uma finalidade importante, mas também possui efeitos colaterais que são as bolas de pelo em gatos.

As bolas de pelo são comuns. Com as sessões de limpeza do corpo, alguns pelos ficam presos na língua, são engolidos e, como o organismo não é capaz de digerir, eles precisam ser expelidos de alguma forma. O mais comum é que seja pelo vômito, mas também pode acontecer pelas fezes.

Isso é normal

Quando essa situação se dá e o felino não apresenta nenhum outro sintoma, como alteração do apetite, significa que está tudo normal. “O problema é quando o animal não consegue eliminar as bolas de pelo e elas acabam se acumulando no sistema digestivo”.

“Com o tempo esse acúmulo pode desencadear uma obstrução intestinal, que em alguns caso só pode ser resolvida com uma intervenção cirúrgica”, explica o médico veterinário dos Snacks CatLicious e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

Segundo Machado, esse quadro é mais frequente em animais de pelo médio e longo, mas nenhum gato está livre – por isso, o melhor que se tem a fazer é tomar todos os cuidados necessários para evitar a formação dessa bolas.

Como evitar

Um dos principais protagonistas no combate às bolas de pelo é a alimentação do gato. “Dê preferência a rações com proteína de fontes nobres, que proporcionem melhor aproveitamento dos nutrientes e sejam enriquecidas com compostos que atuem na eliminação das bolas de pelo”.

A escolha do melhor petisco para gato também deve ser certeira. Afinal, o petisco, além de gostoso, deve ajudar seu pet a ter mais qualidade de vida, como o CatLicious Snacks Hairball, que conta com óleo mineral, um aliado na eliminação dos pelos acumulados.

“Outro cuidado que não pode faltar é a escovação do gato, que ajudará a retirar os pelos mortos e isso reduzirá a quantidade ingerida pelo animal durantes das sessões de lambedura”, finaliza o médico veterinário. Sem contar que os gatos adoram ser escovados.



 

terreno na bahia