a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
doacao de sangue
11.Novembro.2017

Doador de sangue ilheense vai ter benefícios

depois que a Prefeitura sancionou a Lei 3.886, aprovada pela Câmara, que dispõe sobre o incentivo à doação voluntária de sangue. Serão beneficiadas as pessoas que fizerem pelo menos três doações no período de um ano e cumprirem os requisitos definidos no regulamento.

De acordo com a lei, o doador de sangue terá direito a isenção da taxa de inscrição em concurso público para cargos ou emprego público, efetivos ou temporários, da administração municipal, suas autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia mista.

Também será beneficiado com isenção em vestibulares pra ingresso em instituições municipais de ensino. Se for funcionário público, terá um dia a mais de férias para cada doação, tendo como limite três vezes durante um ano.

Certificado

O órgão que fizer a coleta do sangue deve emitir certificado de doação voluntária, com nome completo, números da identidade e do CPF, data da doação, carimbo do órgão, assinatura do responsável técnico e o histórico de doações.

A nova lei pode ajudar a resolver um antigo problema do sistema de saúde, a falta crônica de sangue e seus derivados, especialmente em datas como o São João, o período do carnaval, as festas de final de ano e os feriados prolongados.

Nestas ocasiões, o estoque de sangue chega a níveis baixíssimos e até a faltar. O banco de sangue de Ilhéus fornece o produto não só para a rede hospitalar da cidade, mas para mais de 20 municípios vizinhos, o que gera uma grande demanda.



 

terreno na bahia