a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
banco postal
7.Outubro.2017

BB evita o fechamento do Banco Postal (Correios)

mas só durante um tempo. O Banco do Brasil vai assumir por quatro meses os custos da contratação de vigilantes armados e portas giratórias para garantir o funcionamento do Banco Postal, instalado em 1.827 agências dos Correios. O custo será de R$ 8 milhões por mês.

A formalização do entendimento entre BB e Correios foi anunciada ontem pelo ministro da Ciência, Tecnologia Gilberto Kassab, através de comunicado em sigilo a prefeitos e vereadores. O BB vai arcar com uma despesa que, pelo contrato, deveria ser dos Correios.

Com a alegação de não ter recursos, os Correios anunciaram que deixariam de prestar serviços do Banco Postal em 1.827 de suas agências em 440 cidades da Bahia. Mais de 137 mil aposentados e pensionistas seriam prejudicados pela medida, principalmente na Região Nordeste.

A maioria dos municípios sul baianos sairia prejudicada se os Correios mantivesse a decisão de fechar as unidades. Milhares de pessoas só tem o Banco Postal como alternativa bancária nas cidades menores. Mesmo nas maiores, o custo da conta é bem menor que nos outros bancos.

Sul da Bahia

O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos. Em vários municípios chega a ser a única opção de acesso bancário. Atualmente, o serviço é oferecido em 440 unidades dos Correios na Bahia.

Mais de 2 milhões de pessoas no sul da Bahia seriam afetadas, como as de Itabuna, Ilhéus, Almadina, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Itajuípe, Porto Seguro, Eunápolis, Almadina, Arataca, Barro Preto, Mascote, Jussari, Santa Luzia e São José da Vitória.

O atendimento no Banco Postal em 12 estados, incluindo a Bahia, seria encerrado no dia 11, mas foi adiado depois das negociações com o Banco do Brasil. Mas ninguém sabe o que vai acontecer depois desses quatro meses. O fechamento continua sendo uma ameaça concreta. Com Agência Brasil.



 

terreno na bahia