a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
censo escolar
14.Outubro.2017

Ilhéus concluiu censo escolar do ensino básico

que é realizado todo ano para levantar tudo sobre as escolas da rede, verificando o número de matrículas, rendimento dos alunos, infraestrutura das escolas e funções dos docentes. “Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica”, explica a secretária Eliane Oliveira.

O levantamento envolveu os ensinos Regular, Especial e de Jovens e Adultos (EJA). Todas as 53 unidades foram capacitadas para coletar os dados e inseri-los no Educacenso, sistema do Ministério da Educação, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Ilhéus conta com 20.338 alunos nas três modalidades de ensino com 930 professores em sala de aula. São 34 escolas na sede, 13 no campo, cinco conveniadas e um centro de atendimento a crianças especiais.

O Censo foi iniciado em 31 de maio. De 11 de setembro até 11 de outubro foram feitas as retificações dos dados informados ao sistema do MEC. “Fechamos o Censo com sucesso”, comemora Rita Cristina Socorro de Carvalho Machado, chefe de Seção de Matrícula.

Fundamental

O cumprimento legal do censo é considerado fundamental para o repasse de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, aquisição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dinheiro direto na escola e atualização de dados Fundeb.

A próxima etapa do Censo, em fevereiro, terá referência nos aspectos de rendimento e movimento, condições utilizadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep, com notas que variam de zero a 10.



 

terreno na bahia