a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
estudando
14.Outubro.2017

Professores dão dicas para enfrentar o Enem

- que acontece nos dias 5 e 12 de novembro. A professora Juciane Ferreira, que leciona História no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Salvador, destaca que você deve “aproveitar esse período para focar em assuntos como História do Brasil, Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil Contemporâneo”.

Para o professor Josevaldo Ferreira, que ensina Química no mesmo colégio, “uma dica importante é ler primeiro todas as alternativas e, logo em seguida, interpretar o que a questão está pedindo. Desta forma, fica mais fácil de responder”.

Ele diz que os assuntos mais prováveis são Concentração e Soluções, Eletroquímica, Química Ambiental, Cálculo Estequiométrico e Química Orgânica. “É interessante que os estudantes refaçam as provas dos anos anteriores”.

Fique atualizado

Jucy Silva, que leciona Inglês, diz que as provas estão cada vez mais versadas na atualidade. “Voce deve focar na ampliação do vocabulário. É interessante buscar textos em sites internacionais com temáticas atuais, porque fortalece o vocabulário e o repertório cultural”.

O professor de Português João Jonas Veiga Sobral, do Guia do Estudante, destaca que “você deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os tempos” e as categorias gramaticais (Priorize pronome, conjunção, advérbio, substantivo e adjetivo.)

Saiba identificar desvios de regência e de concordância, estude todas as figuras de linguagem, variantes linguísticas, gêneros textuais, recursos linguísticos, estrutura e formação de palavras, linguagem verbal e não verbal, completa.

Entenda o básico

Na Matemática, os professores orientam a entender bem o básico, estudar funções, fórmulas, explorar outras resoluções, treinar a interpretação e tomar cuidado ao analisar imagens e gráficos. Na Biologia, células, seres vivos, vírus, genética, mitose e meiose, fotossíntese e respiração, ecologia.

Para Física, faça resumos, destaque grandezas e expressões, relacione os conceitos, estude física moderna, compare versões e varie a dificuldade dos exercícios. Na Geografia é importante ler jornais, estudar mapas, treinar resumos e sínteses, debater com colegas, estudar paisagens.

Por fim, dê atenção especial para as provas de Matemática e Redação, onde acertar mais gera mais resultados. Responda primeiro as questões fáceis, depois as difíceis. Planeje bem o tempo, você tem apenas 3 minutos para cada questão. Estude, relaxe antes da prova e boa sorte.



 

terreno na bahia