a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
escola chocolates
7.Outubro.2017

Bahia ganha inédita fábrica-escola de chocolate

e cacau inaugurada pela Secretaria de Educação na sexta-feira (6), em Gandu, com a presença do governador Rui Costa. A primeira Fábrica Escola de Cacau e Chocolate no estado pertence ao Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (Cetep Baixo Sul) e atende mais de 1.100 estudantes.

Costa destacou que, além da formação profissional, a unidade representa um investimento na cultura alimentar como uma forma de promover uma identidade cultural. “Com estas fábricas escolas, nós queremos estimular, capacitar e transferir tecnologia para a nossa juventude”.

A fábrica escola vai atender a mais de 250 alunos – mais de 100 do curso de nutrição e cerca de 150 das formações de administração, contabilidade e finanças. Segundo o secretário de Educação, Walter Pinheiro, “o essencial deste novo perfil foi enxergar a economia e cultura do lugar”.

Para a estudante de nutrição Débora Nascimento, a fábrica “é um suporte importante para nós, principalmente para os estudantes de nutrição, porque é uma garantia de um estágio e tudo o que a gente vem aprendendo em sala de aula a gente pode colocar em prática aqui”.

Novas fábricas

Além da Fábrica Escola do Cacau e do Chocolate, já estão previstas mais três unidades, com instalação até o final deste ano. A Fábrica Escola de Maniçoba, em Cruz das Almas, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e com a Embrapa, para mandiocultura.

Em Valença, a Fábrica Escola Moqueca vai desenvolver tecnologias de processamento de pescado e mariscos, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de pratos típicos regionais. E tem a Fábrica Escola de Fumeiro, em Maragogipe, para o processamento de carne suína, pescados e mariscos.

Além de inaugurar a fábrica escola, o governador Rui Costa anunciou investimento de R$ 9 milhões para fazer a estrada que liga Gandu e Ibirataia. “Também vamos estender o asfalto até o centro da cidade de Gandu”, afirmou.



 

terreno na bahia