a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
aluno atrasado
28.Outubro.2017

Pediatra orienta pais a lidar com notas baixas

na escola, onde começou o último bimestre. Muitos pais estão se perguntando o que fazer com as notas baixas dos filhos que, nessa altura do campeonato, podem levá-los à reprovação ou à conclusão do ano letivo sem um aproveitamento satisfatório.

A pediatra Maria Isa Pereira de Souza, vice-presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), observa que, seja qual for o caso, não se deveria deixar tudo para a última hora.

“É preciso acompanhar a vida escolar da criança, principalmente no ensino fundamental, desde fevereiro, quando as aulas têm início, pois a vida escolar não começa em outubro”. A médica entende a dificuldade dos pais para fazer esse acompanhamento.

Ela ressalta que, mesmo que pai e mãe trabalhem fora, devem encontrar uma forma de ajudar nas tarefas escolares. “Muitos pais delegam toda a responsabilidade para a escola e não acompanham o dia a dia dos filhos, talvez por falta de tempo, mas é preciso estipular uma rotina para a criança”.

Rotina de estudo

Para Maria Isa, tentar recuperar tudo em outubro é quase inviável, pois não há tempo hábil para rever toda a matéria vista nos meses anteriores. Mas ela indica algumas atitudes para ajudar a criança nesse momento. “Tem de ter rotina, estipular horário para estudar”.

“Limitar em duas horas o acesso ao computador, videogame, celular e televisão, que é a orientação da Organização Mundial da Saúde, e procurar aulas de reforço certamente podem ajudar”. A médica lembra que todas as escolas oferecem aulas de reforço desde o início do ano.

O lazer e o esporte também são importantes. “Se a criança passa muito tempo no computador, faça com que ela pesquise sobre as matérias da escola, pois podemos usar a internet em prol do estudo”. Em alguns casos, pode existe algum problema médico atrapalhando a criança.

“O pediatra tem de ter sensibilidade para descobrir se o aluno é apenas relapso ou se existe motivos mais complicados para as notas ruins”, conclui.



 

terreno na bahia