a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
hospital de base
16.Setembro.2017

Hospital de Base recebe novos equipamentos

que já estão sendo usados desde o início da semana. Os dois equipamentos que vão garantir segurança e agilidade tanto para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a equipe médica da unidade. Trata-se de uma mesa cirúrgica ortopédica e uma usina de vácuo.

Elas custaram R$ 163 mil e permitem conforto ao paciente em todos os procedimentos cirúrgicos clínicos e ortopédicos, cirurgia de braço e antebraço, tração nos membros superiores e inferiores, com sistema de corrediças que permitem reduções de fraturas.

O diretor clínico Gilvan Silveira explica que no mesmo local desses aparelhos funcionam também os arcos cirúrgicos, equipamentos de raios-x no qual é possível produzir imagens em tempo real, através de geração de imagens digitais.

A mesa cirúrgica e a usina a vácuo permitem ainda reduzir o tempo de cirurgia de cinco para duas horas, o que representa um grande avanço na recomposição de equipamentos médicos nos últimos meses, segundo o diretor, que é anestesista.

Mais conforto

A diretora da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna - FASI, Márcia Rodrigues, explica que, antes da implantação da mesa cirúrgica e da usina a vácuo, os pacientes que necessitavam de cirurgias ortopédicas, a exemplo de cirurgia de colo de fêmur, eram encaminhados para Salvador.

Além dos riscos gerados pela distância, transtorno e desconforto da viagem, Márcia diz que os custos financeiros também eram altos. A diretora diz que o Hospital de Base avançou também na melhoria da residência médica em cirurgia geral, com a chegada de novos preceptores.

“Eles permitem a orientação, acompanhamento e desenvolvimento dos médicos residentes em suas especialidades dentro do hospital”, diz, acrescentando que existe um projeto de implantação de uma residência de clínica geral. A notícia é aprovada pelo diretor clínico.

“Um hospital que tem formação médica não deixa de ser uma importante instituição de ensino, que resultará numa maior atenção aos pacientes”, diz Gilvan Silveira.



 

terreno na bahia