a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
ultimaker3
30.Setembro.2017

Impressora 3D imprime com dois filamentos

ao mesmo tempo e conquista empresas no Brasil, possibilitando peças com maior resolução e detalhes. Comercializada de forma exclusiva no país pela Wishbox Technologies, a Ultimaker3 é uma das poucas impressoras 3D desktop do mundo capaz de imprimir com dois filamentos ao mesmo tempo.

Ela amplia a capacidade de criação de protótipos, modelos e objetos em geral por meio do conceito de dupla extrusão, ou seja, a tecnologia que combina o uso de duas matérias-primas simultâneas durante a impressão 3D, com alta qualidade e detalhamentos.

Com diferenciais em resolução, versatilidade de aplicação e combinação de materiais, a tecnologia tem sido procurada pela indústria para o desenvolvimento de novos projetos e a fabricação de itens como motores, embalagens, próteses e calçados, além de partes do corpo humano.

O baixo custo é outro destaque quando comparado às impressoras 3D industriais existentes no mercado. O diretor da Wishbox Technologies, Tiago Marin, diz que “trouxemos uma tecnologia revolucionária de impressora 3D desktop que preenche uma lacuna no mercado brasileiro”.

Vários materiais

“Ela é capaz de utilizar, entre os tipos de filamentos, um suporte solúvel com baixo custo. Empresas já visualizam uma oportunidade de se diferenciar e de materializar praticamente qualquer objeto com altíssima qualidade. Mais de R$ 300 mil em novos negócios já foram fechados”.

Entre os materiais que podem ser combinados está o PVA, que é solúvel em água e pode ser usado como suporte durante a impressão, o que facilita a limpeza dos resíduos e o melhor acabamento de peças. O PLA, biodegradável de baixo custo e aspecto brilhoso, é ideal para peças com detalhes.

O ABS possui boa flexibilidade e é aconselhado para peças que necessitam encaixes. Já o CPE é rígido e resistente a altas temperaturas, e o nylon é indicado pela resistência ao desgaste. Outro diferencial importante é a alta resolução.

A Ultimaker 3 é capaz imprimir em camadas de 200 até 20 mícrons de espessura, o que garante alta qualidade em superfícies lisas ou detalhadas.



 

terreno na bahia