a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
evila michele
16.Setembro.2017

Bahia ganha medalhas no atletismo e ginástica

além do tênis de mesa, que também subiu ao podium, totalizando três medalhas de atletas baianos no terceiro e último dia de provas de modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude. Évila Michele, de Itacaré, conquistou a prata nos 1000 metros rasos do atletismo.

Já a ginasta Alana Barbosa Santos, de Salvador, faturou, na competitiva modalidade de ginástica rítmica, medalha de bronze na prova do aparelho com arco. Nos primeiros dias, 13 e 15, Kauan Monteiro e Iuki Cauan, ambos de Camaçari e alunos de escolas públicas, já haviam assegurado bronze na prova dupla masculina de tênis de mesa.

Com o final dos jogos individuais, o saldo da participação da Bahia nesta primeira fase dos jogos é de três medalhas – uma de prata e duas de bronze. O número ficou bem abaixo da performance apresentada por atletas baianos em edições anteriores (no ano passado foram 11).

Mas a novidade desta edição de 2017 foi a presença da Bahia em podiuns de tênis de mesa e GR, modalidades que historicamente poucas medalhas deram ao estado baiano – no tênis de mesa, temos o registro de um terceiro lugar em 2013, de Joyce Tavares, de Camaçari, e na GR, nos últimos 10 anos, nenhum podium.

“Nesta edição, houve uma renovação muito grande dos atletas nessa faixa etária. Além de a maioria estar vindo pela primeira vez, há um número expressivo de atletas de 12 anos, com pouca vivência ainda no esporte,”, observou Álvaro Gonçalves, chefe da delegação baiana e dirigente da Sudesb.

Medalhistas Participando pela primeira vez da edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude, a atleta Évila Michele, 13 anos, ficou muito feliz com a conquista da medalha de prata. Na sua opinião, a participação e o resultado nos Jogos Escolares darão a ela mais confiança e melhor condição de disputar a etapa do brasileiro de atletismo.

Na volta ao distrito de Taboquinhas, em Itacaré, a atleta mostrava-se determinada a treinar ainda mais forte, mas já tinha em mente qual seria a primeira coisa a fazer ao chegar em sua casa. “Reunir todos os amigos da rua e tomar um gostoso banho no rio de Contas”.

Aluna do colégio estadual Manoel Vitorino, em Salvador, Alana Barbosa participa, há dois anos, da edição nacional dos jogos. Orgulhosa e feliz pela conquista do bronze, ela chamou atenção para o alto nível de competitividade da ginástica rítmica. “O nível é alto, mesmo na segunda divisão, da qual faço parte".



 

terreno na bahia