a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
transito em ilheus
23.Setembro.2017

Estudo sugere mudar o transporte urbano

de Ilhéus e detalha as muitas deficiências do sistema. A ideia é impor um programa de mudanças que signifiquem mais conectividade, mobilidade e confiabilidade junto aos usuários. O projeto foi apresentado nesta semana ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, pelo consultor Marcos Nerbass.

Trata-se da primeira etapa do estudo, o Planejamento Estratégico, devendo avançar nos próximos meses para os planejamentos Tático e Operacional. O trabalho foi contratado pelas empresas que operam os ônibus urbanos no município.

Nerbass conheceu in loco o funcionamento do sistema de transporte público de Ilhéus e, durante quatro meses, definiu o serviço como “irracional, desconectado e com graves problemas”, apesar de uma “cobertura boa e acessibilidade ruim”.

Especialista do tema há quase 30 anos, o engenheiro foi secretário de Planejamento de Lages (SC) e já atuou como consultor em municípios como São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Florianópolis, Blumenau, Brasília e Região Metropolitana de Curitiba.

Recomendações

Ele apresentou um conceito de sistema que define como eficiente, inclusive com a criação de uma Estação de Transbordo em substituição do Terminal Urbano, mas assegura que cada local tem suas especificidades que precisam ser respeitadas nas próximas etapas.

Hoje o sistema atende diariamente 38 mil usuários na zona urbana e 6 mil na rural, com uma frota de 120 veículos, que é adequada mas vem sendo usada de forma desordenada. “É preciso conectar a cidade. Não pode acontecer de quatro ônibus saírem juntos e depois haver uma hora de espera”.

Nerbass diz que as ações dependem diretamente do governo e das empresas. “A mobilidade está associada à facilidade de deslocamento das pessoas para acessar as atividades. Por isso depende da infraestrutura viária, do sistema de circulação e do transporte público”.



 

terreno na bahia