a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
vacinacao raiva
9.Setembro.2017

Itacaré e Ilhéus iniciam vacinação anti-raiva

em animais, sendo que na primeira cidade também haverá a nova fase da multivacinação para as crianças e adolescentes. Em Itacaré, as crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer à unidade de saúde mais próxima levando a caderneta de vacinação.

A campanha acontece até o dia 22, mas no dia 16 será realizado o Dia D de mobilização vacinal, com atendimento em todos os postos de saúde de Itacaré e de Taboquinhas. O secretário de Saúde, Ricardo Lins, informa que a multivacinação visa atualizar a situação vacinal da população.

A estratégia é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo, quando são oferecidas as vacinas de rotina. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação.

Já a campanha de vacinação antirrábica acontece até 16 de outubro. Os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde localizada atrás do fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação às segundas, terças e quartas.

Na zona rural o serviço já está sendo feito obedecendo um cronograma de visitas. O dia D de vacinação contra a raiva será 7 de outubro, quando serão distribuídos pontos de imunização em diversos locais da cidade e em Taboquinhas.

Em Ilhéus

A vacinação gratuita contra a raiva segue em Ilhéus até o dia 16 de outubro, no CAE III (antigo SESP), na Avenida Canavieiras. O procedimento em cães e gatos está disponível de segunda a sexta-feira, sempre no turno da manhã.

Todos os cães e gatos com mais de 3 meses de idade devem devem ser vacinados, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. As exceções são os animais doentes, com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades.

A vacinação é a medida mais importante para a imunização contra a raiva, doença transmissível caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.



 

terreno na bahia