a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
detran bahia
13.Janeiro.2018

15 mil perderam a carteira de habilitação

em 2017 e vão ficar proibidos de dirigir neste ano. Eles tiveram que deixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de lado no ano passado, perdendo o direito de dirigir por até um ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran).

O órgão de trânsito analisa ainda outros 150 mil processos que podem resultar em perda da CNH. A suspensão ocorre pelo acúmulo de 20 pontos em multas no período de um ano ou por infrações consideradas gravíssimas.

Estas sustam a carteira na hora, como dirigir sob influência de álcool, recusar-se a soprar o bafômetro, pilotar moto sem capacete e disputar corrida. Os processos administrativos que resultaram nas 15 mil suspensões foram instaurados entre 2011 e 2015.

Quem foi flagrado cometendo infrações gravíssimas entre 2016 e 2017 deve ficar alerta, pois os processos serão abertos, diz a relatora de processos administrativos do Detran, Aline Alves. “Hoje nós ainda temos um lapso entre a infração e a instauração do processo administrativo”.

Os “campeões”

Nada menos que 212 baianos têm mais de 100 pontos na CNH. Desses, 135 são de Salvador. A capital abriga o campeão de pontos da Bahia, um condutor com 3.931 pontos na carteira. Entre os cassados está o cabeleireiro Cláudio Góes, 32 anos, que foi suspenso em 2009.

“Eu estava dirigindo uma categoria diferente da minha habilitação. Tinha carteira para moto e estava dirigindo um carro. Aí o agente registrou e minha carteira foi suspensa. Eu cheguei a entrar com recurso, mas eles indeferiram. Tive que fazer todo o processo de novo”.

Na instauração do processo, o condutor tem 30 dias para a defesa. Quem tem a suspensão decretada recebe uma notificação para comparecer ao Detran, entregar a habilitação e assinar o termo de suspensão. O início do cumprimento da pena se dá com a assinatura.