a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
crianca e celular
20.Janeiro.2018

Uso excessivo do celular prejudica a criança

confirma uma pesquisa do King's College, de Londres, depois de estudar dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países. Ele detectou efeitos negativos do uso do celular no período de descanso, em diferentes graus de gravidade.

Os pesquisadores verificaram desde má qualidade do sono até doenças como obesidade e depressão infantil. O estudo do King's College observa que o distúrbio do sono na infância é conhecido por causar danos à saúde mental e física.

Isso inclui obesidade, queda do sistema imunológico, crescimento atrofiado e problemas mentais como depressão e tendência suicida. Em 2016, um estudo da Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH), na Grã-Bretanha, alertou que dormir mal pode levar a câncer e ataques cardíacos.

Para a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, de São Paulo, o descanso é tão importante para o desenvolvimento e bem-estar da criança quanto a nutrição e a atividade física. “O sono é um estado em que há uma série de processamentos e fabricação de hormônios”.

Sono importante

“Nas crianças existe o GH, o hormônio do crescimento, essencial para o desenvolvimento do corpo. Esse hormônio é liberado durante o sono profundo que a criança entra poucos minutos depois de adormecer. Nessa fase há o pico de sua fabricação.”

A neurologista explica que se a criança vai dormir tarde, os hormônios ainda serão liberados, mas de maneira antifisiológica. “Ela está indo contra a sua natureza. A quantidade de hormônio do crescimento produzida pode ser pouca ou até inexistente”.

A liberação de outros hormônios também é prejudicada, segundo a médica, já que em diferentes etapas do sono há a produção da leptina (hormônio da saciedade), do cortisol (que ajuda a manter estabilidade emocional, controla inflamações e alergias) e do TSH (estimulador da tireóide).