a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
educacao
6.Janeiro.2018

Bahia oferece 30 mil vagas de Educação Integral

o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017. A modalidade será oferecida em 101 unidades estaduais de 49 municípios. Em 13 escolas a oferta ocorrerá pela primeira vez e a lista pode ser conferida em www.educacao.ba.gov.br.

Os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos, que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura. Nas atividades complementares, contam com aulas de iniciação científica e pesquisa.

Também contam com cursos de cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais.

A coordenadora de Educação Integral Catarina Cerqueira explica que a ampliação da oferta da educação em Tempo Integral consta do Plano Nacional de Educação (PNE), bem como nas metas do Plano Estadual de Educação da Bahia.

“A ampliação do tempo e espaço pedagógicos oportuniza ao estudante uma formação baseada nos seus projetos de vida e identidades”, afirma. As 13 novas escolas estão em Salvador, Conquista, Jequié, Valença, Nova Viçosa, Teixeira, Amargosa, Barreiras, Valente, Senhor do Bonfim e Entre Rios.

PROEI

O Programa de Educação Integral (PROEI) busca integrar diversos programas de Educação em Tempo Integral e a sinergia de suas ações para melhorar a qualidade do ensino nas escolas estaduais. Seu principal objetivo é contribuir para uma formação integral.

As unidades de ensino que ofertam Educação Integral farão a matrícula dos estudantes de acordo com o calendário da Secretaria da Educação do Estado, no período de 16 a 29 de janeiro, disponível no Portal da Educação.