a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
hospital do cacau
13.Janeiro.2018

HRCC obriga Prefeitura de Ilhéus a mudar

o atendimento na rede básica e na triagem do próprio Hospital Regional Costa do Cacau. O Pronto Atendimento (PA) de Saúde da Zona Sul passou a funcionar durante 24 horas. A unidade está localizada na Avenida Tancredo Neves, à margem da Rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Olivença.

Outra medida foi anunciada pela secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira. “Após a realização do processo seletivo simplificado, a secretaria iniciou a convocação de médicos e demais classificados, com o objetivo de ampliar a cobertura da rede de atenção básica”.

A secretária explicou que o PA da Zona Sul está funcionando durante 24 horas, por conta do crescimento de atendimento clínico, inicialmente na temporada de verão, “até se estabilizar os atendimentos no HRCC e redefinirmos a rede de urgência de Ilhéus”.

Os profissionais classificados na seleção vão reforçar o atendimento em outros postos de saúde, no Centro de Zoonoses e no Samu. De acordo com Elizângela Oliveira, o atendimento de urgência também poderá ser agilizado através do telefone 192, do Samu.

Nova triagem

O Hospital Regional Costa do Cacau foi incluído no sistema de automação da triagem. O secretário Fábio Vilas-Boas apresentou o sistema, desenvolvido de acordo com as normas do Ministério da Saúde, que faz a classificação dos atendimentos a partir do grau de risco.

“O novo sistema vai tornar mais eficiente o processo de triagem, reduzindo substancialmente o tempo dos procedimentos iniciais. Vai também estabelecer com mais rigor a ordem de atendimento, em função do potencial de gravidade dos sintomas”, diz o diretor do HRCC, Hernani Vaz Kruger.

O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) é um software que identifica a gravidade do estado clínico através das normas, em urgente, muito urgente, emergência, além dos não urgentes e pouco urgentes, que são direcionados para postos de saúde.