a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
itacare e o aedes
20.Janeiro.2018

Itacaré dá exemplo de como combater o Aedes

nas casas e terrenos agindo de acordo com o ciclo de vida do mosquito, que é de 10 dias. Por segurança, a cada 7 dias a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, faz a “Sexta Sem Mosquito”, intensificando o combate ao Aedes aegypti nos bairros e comunidades, inclusive na zona rural.

Neste dia, os técnicos realizar vistoria dos imóveis, orientam a população e fazem a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar. O objetivo desse trabalho é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade.

Ela pode e deve eliminar os potenciais criadouros do mosquito. Nesse mês o trabalho será intensificado nas ruas do centro da cidade. Em fevereiro serão realizadas ações nos bairros e localidades rurais, orientando mais comunidades de Itacaré.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como conscientização da comunidade, como para atacar esses potenciais criadouros neste período do ano, com alta incidência de chuvas, que gera a maior incidência de dengue.

Envolvimento

“Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença. Ela pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve”.

O secretário explica que caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros devem ficar limpos e tampados. “Também não se deve deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins, colocando areia fina até a borda”.

As plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo duas vezes por semana. Também é preciso que se mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos.