a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
estacionamento
20.Janeiro.2018

Falta de estacionamento faz loja perder vendas

comprova uma pesquisa inédita sobre os impactos da mobilidade urbana no varejo, realizada em todas as capitais pelo SPC Brasil e pela CNDL. Ela revela que 52% das pessoas já deixaram de comprar algo por não conseguir estacionar o carro ou a moto próximo ao comércio.

A boa condição de trânsito nas proximidades dos centros comerciais, assim como a presença de estacionamentos, são fatores que favorecem o fluxo de pessoas e podem aumentar o faturamento das lojas. 69% dão preferência ao comércio que oferece estacionamento próprio ou perto (76%).

Além disso, 42% se recusam abertamente a fazer compras em lojas que não possuem fácil acesso a transporte público. Como muitos passam mais tempo fora de casa do que nela, 28% admitem que aproveitam a hora do almoço durante a semana para passear, ver vitrines e comprar.

Para 78%, as lojas devem se preocupar com acessibilidade de pessoas com deficiência e nada menos que 40% evitam compras em locais com moradores de rua ou flanelinhas (37%). O estudo também buscou compreender como a mobilidade podem gera comodidade.

Bom acesso

Segundo a pesquisa, 57% dão preferência a compras onde há acesso adequado para pedestres, ciclistas e passageiros de transporte público. Além da acessibilidade, a segurança é outro fator fundamental que pesa para o brasileiro na hora das compras.

Para 73%, sentir-se protegido no estabelecimento é prerrogativa básica, sendo que 56% se sentem mais seguros ao fazer compras dentro de shopping centers que em lojas de rua. E uma boa iluminação pública influencia 75% dos entrevistados a fazer compras a pé.

Segundo o levantamento, 77% estão insatisfeitos com o trânsito e 71% com a qualidade do transporte público em sua cidade. Eles acham que a principal ação a ser tomada é investir na qualidade do transporte (64%) e ampliar as vias (43%).