a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
material escolar
13.Janeiro.2018

Preste atenção ao comprar material escolar

neste ano seguindo orientações de Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista e Doutor em Educação Financeira. Os preços de materiais escolares variam muito entre lojas, inclusive online, por isso é importante pesquisar e planejar as compras.

Para quem tem filhos, esse é um dos maiores gastos do início do ano e devido à falta de educação financeira, diversas despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro.

Para começar, Ricardo recomenda que você pense no quanto precisa trabalhar para conseguir seu salário. A partir daí, fica fácil valorizar esse dinheiro, aprendendo a pesquisar preços e, principalmente, a negociar os valores das compras.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. A despesa é recorrente, ou seja, precisa fazer parte do planejamento anual.

Dicas do Ricardo

O ideal é poupar durante todo o ano para comprar à vista e obter bons descontos. Se não der, parcele em poucas vezes. Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente, como tesoura, régua e mochila.

No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiver em boas condições. Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas.

A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total. Não é preciso comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos. No dia das compras, converse com os filhos para não se deixar levar pelo impulso e gastar mais.