a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
doando sangue
13.Janeiro.2018

Banco de Sangue de Itabuna lança campanha

de verão para contornar a queda expressiva no número de doações de sangue durante a temporada de férias. A Santa Casa de Itabuna anunciou a campanha do Banco de Sangue, que tem o lema “Verão é Tempo de Doação”. O coordenador de captação, Adelson Carvalho, explica a estratégia.

“Na estação mais quente do ano há uma redução considerável no comparecimento de doadores em função do período festivo e das férias escolares. Temos uma necessidade diária de cerca de 50 doadores para suprir as demandas dos hospitais locais”.

Porém, segundo Carvalho, o número de doações no Banco de Sangue está entre 10 e 15 bolsas diárias. A Biomédica Raquel Góis conta que para evitar crises no fornecimento aos hospitais e unidades de pronto-atendimento, o banco de sangue precisa de ajuda.

“Por isso, chama a população para compartilhar esperança, fazendo doação voluntária de sangue durante todo o período de alta estação. Precisamos de doadores de todos os tipos sanguíneos, mas, principalmente de doadores O+”, diz Raquel.

Sensibilização

Para sensibilizar os doadores, a campanha também usa as redes sociais. “Pedimos que antes de viajar as pessoas doem sangue, até porque nunca sabemos quando seremos nós os pacientes. Quem doa ajuda a salvar vidas”, afirma Adelson.

“No verão o índice de acidentes é maior por causa dos feriados prolongados. Isso causa um aumento nas solicitações de bolsas de sangue. Nos ajude compartilhando, solicitando dos amigos que doem sangue, doar é um ato de amor”.

Para doar sangue, a pessoa deve levar documento com foto, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, e boa saúde. Os menores precisam estar com um responsável. Os doadores devem procurar o Banco de Sangue no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, das 7 às 17 horas.