a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
vacina febre amarela
20.Janeiro.2018

Bahia recebe dose fracionada e a padrão

da febre amarela assim como o Rio de Janeiro e São Paulo. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 2,5 milhões de moradores em oito municípios baianos com dose fracionada e mais 813 mil com a dose padrão. São Paulo e Rio vão seguir essa mesma campanha.

O objetivo é evitar a expansão da doença nas áreas de risco. Na Bahia a vacinação ocorrerá entre 19 de fevereiro e 9 de março, sendo o que Dia D de mobilização será 24 de fevereiro. A vacinação estará disponível para adultos, adolescentes e crianças que ainda não foram imunizados.

A diferença entre a dose fracionada e a dose padrão está no volume, ou seja, a dose fracionada é de 0,1 ml e oferece proteção por, ao menos, oito anos. Já a dose padrão é de 0,5 ml e protege para a vida toda, conforme informações do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos.

Mais imunizados

A estratégia do fracionamento visa oferecer imunidade para um número maior de pessoas, ou seja, a dose que antes era destinada apenas uma pessoa irá proteger quatro. Conforme o Ministério da Saúde, a dose única oferece proteção para até 5 pessoas.

Porém o governo optou por trabalhar com uma margem de segurança maior, ao dividi-la para até quatro pessoas. Para ter certeza que a dose fracionada garantirá imunidade para as pessoas, por até oito anos, a Fiocruz realizou testes que asseguraram sua eficácia.

Porém, a dose fracionada não estará disponível para todos, já que gestantes, crianças de nove meses a 2 anos, viajantes internacionais e pessoas com condições clínicas específicas vão receber a padrão, assim como quem tem dificuldade em desenvolver resposta imunológica à vacina.

Contraindicações

A vacina da febre amarela possui contraindicações para pessoas com imunossupressão, pacientes em tratamento de câncer e quem possui alergia grave à proteína do ovo. Além disso, aqueles que receberem a vacina não poderão doar sangue por pelo menos quatro semanas.

Os municípios baianos que estão na lista são Camaçari, Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeal, Vera Cruz e Mata de São João. Os moradores devem procurar os postos de saúde para receber a dose, seja fracionada ou não.

É importante saber que todos têm direito a receber a vacina, inclusive os cidadãos que possuem plano de saúde. A vacinação é um direito e um dever de todos, já que existem diversas doenças contagiosas. Por Andréia Silveira, colaboradora do site Plano de Saúde.