a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
morena fm 98
13.Janeiro.2018

Programas no lugar da "Voz" sobem audiência

da transmissão online da Morena FM em 21,5% nas primeiras duas semanas, mesmo passando por testes, que muitas vezes tinham que interromper a transmissão. Hoje já testada e ajustada para o máximo de qualidade, os programas fazem sucesso.

O programa A Voz do Brasil, gerado em Brasília, é obrigatório para todas as rádios entre 19h e 20h, mesmo tendo audiência próxima de zero em todo o país. Criado em 1935 na ditadura Vargas, o programa persiste porque os políticos acham que lhes dá divulgação.

A Voz do Brasil traz um noticiário “chapa branca” da Câmara dos Deputados, do Senado, do Judiciário e do Executivo e tem cerca de 3% de audiência. O Brasil hoje é o único país do planeta com um programa deste tipo, imposto à população.

Por causa dele o rádio, que tem o triplo da audiência da TV durante todo o dia, perde 90% dela entre 19h e 20h, quando retoma quase toda. Este “buraco” de uma hora só será resolvido quando a Voz do Brasil deixar de ser um programa imposto para ser opcional.

Alternativa Morena

Como na transmissão online as rádios não são obrigadas a transmitir nenhum programa oficial, a Morena FM planejou e construiu um esquema para preencher este horário com uma programação alternativa na internet. Ela entra às 19h, só online, e às 20h volta para a programação normal.

Assim, enquanto a Morena FM física transmite A Voz do Brasil, na internet veicula um programa diferente a cada dia. Na segunda-feira tem Jazz & Blues, mostrando desde feras do Blues como B.B. King e Eric Clapton, até os grandes do jazz, como Ray Charles.

Na terça é a vez do De Repente, com faixas de albuns icĂ´nicos do pop, rock, reggae, dance e MPB. Na quarta, o Lendas do Rock de meio de semana (o programa também rola nos domingos, 17h). Na quinta, Gente Grapiúna, com os talentos do sul da Bahia. Na sexta, Freeshop, com World Music.