a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
claudio humberto
13.Janeiro.2018

Correios em declínio

A queda vertiginosa de qualidade dos serviços afugenta os clientes dos Correios, que já não suportam atrasos e extravios de encomendas, e fazem opção por empresas privadas. Uma correspondência comercial saiu de Lisboa para Brasília e levou 47 dias para chegar. Outro leitor, de Goiânia, pagou mais caro para entrega urgente, mas o documento só chegou 25 dias depois em Brasília, a cerca de 200km.


Ninguém aguenta

Grande parte do rombo dos Correios decorre do custo astronômico do plano de saúde dos empregados, de R$ 450 milhões por ano.


De filho para pai

O plano de saúde que sindicalistas irresponsáveis impuseram aos Correios é único no mundo: beneficia até os pais dos empregados.


Mais uma da ECT

Em outro sinal da decadência dos Correios, encomenda postada da China levou 14 dias para chegar ao Brasil e outros nove na fiscalização aduaneira. Um mês depois de liberada, ainda não chegou ao destino.


Dois meses de folga

Parlamentares deveriam voltar ao trabalho no dia 2, como manda o artigo 57 da Constituição, mas como este ano a data cai numa sexta e dia 13 é terça-feira de Carnaval, o Congresso só volta... no dia 20.


Geddel sem delação

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, não tem intenção de acordo de delação premiada, segundo familiares. E não manteve qualquer contato com o Ministério Público Federal (MPF), dizem.


Dinheiro alheio

Parlamentares chegam a comprar quatro passagens para um mesmo dia. E pegam apenas o voo que lhes convier. As passagens, assim como as taxas de cancelamento são pagas pelo contribuinte.


Novo em tudo

O partido Novo tem procurado adeptos nas praias alagoanas. Arma barraquinha e distribui balões cor de laranja entre banhistas. E explica que não será aceita a filiação de políticos em atividade. A conferir.


Pensando bem...

...processando Luciano Huck, Globo e Faustão por “abuso de poder econômico” e bancando a caravana de Lula com dinheiro público, o PT mostra de novo que pimenta é bom apenas em olhos alheios.


Fonte manjada

O governo atribui a Rodrigo Maia fofocas sobre a saúde de Michel Temer. E outras notícias do poder. Ministros até já combinaram contar lorotas na frente dele só para se divertir com a divulgação depois.


Pega-pega

O PDT avalia desistir da candidatura de Ciro Gomes. O dono do partido, Carlos Lupi, estaria preocupado com o suposto envolvimento do seu irmão, o ex-governador Cid Gomes, com a Lava Jato.


Donos do poder

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), poderá se reeleger na convenção do partido, marcado para 6 de fevereiro. Mas o prefeito de Salvador, ACM Neto e Rodrigo Maia querem o comando.


TRT manda reintegrar bandido

Governador do Estado entre 1947 e 1951, o sábio Otávio Mangabeira cunhou uma frase definitiva: “Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”. O absurdo da vez, na Bahia, é a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região que determinou a reintegração de funcionário da Caixa Econômica Federal condenado à prisão por crime contra o sistema financeiro em razão do cargo de gerente.


Estímulo

Como o bandido ganhou o regime semiaberto, a Justiça do Trabalho deu 48 horas à Caixa para reintegrá-lo ao sistema que ele roubou.


Quem não é?

A Justiça do Trabalho ignorou alegação da Caixa de que só podem trabalhar em banco quem não responde a processo criminal ou cível.


Proteção ao crime

Além de reintegrar o criminoso, a Caixa está impedida de demiti-lo por justa causa. E há ainda quem resista à extinção da Justiça do Trabalho.


PT encolheu à metade

O Partido dos Trabalhadores (PT) jamais conseguiu repetir o sucesso da eleição de 2002, a primeira do ex-presidente Lula, quando foram eleitos 91 deputados federais petistas. Desde então, a bancada vem diminuindo a cada legislatura. Neste ano de 2018, por exemplo, o PT terá 57 deputados, cerca de 10% de toda a Câmara. E quase metade daquela bancada eleita no rastro da primeira eleição de Lula.


Debandada

A atual bancada do PT perdeu cerca de 16,2% dos deputados, mesmo sem ter enfrentado uma eleição.


Falta de vergonha

O “dia de fúria” convocado pelo PT para o dia 24 poderia se chamar “dia da falta de vergonha”. Afinal, um amontoado de farsantes invadirá Porto Alegre para exigir, que tristeza, impunidade para corrupto.


Pátria lesada

O general Augusto Heleno classificou como “crime de lesa-pátria” o acordo para a Petrobras pagará R$9,5 bilhões a acionistas nos EUA. E critica a imprensa: “repórteres conseguem o feito de omitir qualquer referência a Lula, Dilma, PT e presidentes da Petrobras responsáveis”.



:: Poder sem pudor


O delegado professor

Tancredo Neves, recém-formado, foi para São João Del Rey exercer a promotoria. Com aquela conversa que o levaria ao poder anos mais tarde, foi chegando e arranjando namorada.

Mal sabia que o delegado havia proibido namoro nas praças, por isso ele se misturou aos muitos casais que ocupavam um dos jardins públicos da cidade.

A polícia chegou de repente e expulsou todo mundo.Tancredo se preparava para protestar contra a violência quando foi notado pelo delegado. Rápido no gatilho, o policial mostrou que tinha muito a ensinar a Tancredo:

- Doutor, botei esse pessoal para fora para deixar o senhor à vontade...




Coluna do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder

|