Volta ao inicio
Volta ao inicio
Inicio
Fale conosco | Tempo na Bahia | Servicos | Quem somos
José P. Neto
 
Calango o Portal da Bahia
TheBigDoor.com

29.Maio.2002

O PT e o retrato de Dorian Gray

      Em "O Retrato de Dorian Gray", Oscar Wilde conta a história de um jovem aristocrata cuja aparência é de tal pureza que um pintor seu amigo, ao retratá-lo, deseja que ele jamais perca aquela imagem angelical.
      Curiosamente o pedido é atendido e embora o jovem passe a levar uma vida devassa, seus excessos de todo tipo não lhe marcam o rosto, mas vão aparecendo no retrato.
      Aos poucos a imagem vai se tornando tão grotesca que nem mesmo Dorian é capaz de olhar para sua verdadeira aparência e esconde o retrato no sótão. Apesar de todos os comentários que sua vida boêmia e sádica provoca, ele evoca sua face jovem e tranqüila, que nem parece sentir o passar dos anos, como maior testemunha de que todos os comentários são apenas intrigas e futricas dos adversários e invejosos.
      Não se sabe em qual sótão o PT guarda o retrato com a verdadeira face que adquiriu ao longo destes anos todos, mas certamente deve existir algum em alguma parte tendo em vista a cara de inocência que tantas lideranças petistas ostentam. Ao invés de um pintor amigo talvez eles tenham optado por um marqueteiro contratado a peso de ouro, assessorado por um guru francês, mas é evidente que eles tentam adotar a mesma tática do personagem do escritor irlandês.
      A única falha desta estratégia Dorian Gray do PT é que suas ações, para infelicidade geral das caras-de-anjo - ou seriam caras-de-pau? - são um tanto mais públicas que a do jovem aristocrata.
      Como seria este retrato do PT guardado no sótão? Talvez seja parecido com o dos ex-prefeitos Maluf e Pitta.
      Enquanto o PT Dorian Gray aparece na propaganda para mostrar a cara e dizer que está fazendo alguma coisa, o PT do sótão tira dinheiro das obras contra enchentes para reformar o gabinete da prefeita, reduz as verbas para a educação, cria e aumenta o salário de milhares de apaniguados e ainda paga aquela propaganda com dinheiro retirado da saúde, só para dar um exemplo.
      O PT Dorian Gray também tem valores muito volúveis. Passou anos dizendo que composição política, que troca de cargos por votos era fisiologismo, era clientelismo, era leilão da coisa pública. Tudo com aquela cara de bom moço que só os retratos podem expressar. De repente chega ao poder e, com a mesma cara de Dorian Gray negando à noiva os boatos que freqüentaria antros terríveis regados a láudano e perversões, diz que é perfeitamente normal que quem dá apoio ao governo tenha cargos.
      Tudo depende, é claro, de que lado o partido está, partindo-se do princípio óbvio que só este lado pode ser o certo, imediatamente se rotulando todas as opiniões contrárias como sendo críticas mal-intencionadas de adversários políticos inescrupulosos.
      Para quem duvidar é só ver como na propaganda do partido a estrelinha está tão bonitinha ou como a propaganda da prefeitura - paga com nosso dinheiro - a prefeita aparece com uma cara de Dorian Gray incapaz de cometer qualquer ação lesiva ao interesse público, mesmo quando faz exatamente a mesma coisa, ou pior, que seus dois antecessores no cargo.
      Quem fosse até o sótão petista certamente encontraria na paisagem do retrato muito lixo dos contratos emergenciais, muita vaidade alimentada por recursos que seriam melhor aplicados em uma centena de outras coisas mais prioritárias, muita gente dependurada em cabides de emprego, muita hipocrisia, muitas promessas quebradas.
      Ainda assim os Dorian Grays petistas continuam se apresentando na mídia com a cara mais limpa do mundo, como se fossem querubins acabados de chegar do céu, enfim, uma belezura só.


 


José Police Neto, 29, é vice-presidente do Diretório Municipal do PSDB de São Paulo.
Morena FM 98.7
folhaWeb
Uma seção sobre internet, em especial a do sul da Bahia

Cotações
Dolar, Cacau, Boi Gordo, Café e Leite

Eventos
A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

Forum
Comente, discuta, mande recado. O espaço é seu

Links
Os sites recomendados por A Região

Balaio
Os classificados online de A Região

Marcel Leal
Artigos do presidente da Rede Morena

Caso Leal
Mais de 3 anos de impunidade

Calango.com
Conheça o Portal da Bahia

Propaganda
Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

Copyright©2002 A Região Editora Ltda, Praça Getúlio Vargas, 34, 45600-000, Itabuna, BA, Brasil
Telefax (73) 211-8885. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.

Click Here!