Calango.com
A Regiao
Volta ao inicio
Inicio
Fale conosco | Tempo na Bahia | Servicos | Quem somos
Especial

ARegiao.com.br
:: Ultimas
:: Geral
:: Itabuna
:: Ilhéus
:: Bahia
:: Malha Fina
:: Charge!
:: Internet
:: Giro Geral
:: Giro da Bahia
:: Entrevistas
:: Artigos
:: Serviços
:: Comercial
:: Contatos
 
 
Calango o Portal da Bahia
Anuncie aqui: (73) 617-0335


22 de Maio 2004

As bandas de forró do sul da Bahia
Ari PB estão com os instrumentos afinados e prontas para balançar as festas juninas em Itabuna, Ilhéus e no sul da Bahia. Se depender de bons músicos a festa não vai parar tão cedo. É só escolher uma, agendar e deixar rolar.
      Assim garantem os integrantes das bandas genuinamente grapiúnas que tocam de tudo, mas se aperfeiçoaram mesmo no forró. Principalmente depois de ser lançadas pela rádio Morena FM 98.7, que transformou o forró numa febre em Itabuna a partir de 1997.
      O Cacau com Leite, fundado por Filemon Carvalho (já falecido) e Ari PB em 1993, foi a primeira banda a realmente ter sucesso com forró no sul da Bahia e é uma recordista em Troféus Jupará. "A gente gosta de tocar e o público gosta de ouvir", confirma Ari PB (foto), compositor de grandes hits do gênero.
      A banda já tem 10 CDs gravados, o mais recente com lançamento marcado para o dia 29, tendo "Coisa linda" como carro chefe, já uma das músicas mais pedidas na Morena FM, rádio que lançou e estourou sozinha o grupo em 1994, com "Vim Vim" e "Volte Logo".
      Lordão e Vera Cruz
      Uma das mais antigas bandas itabunenses, o Lordão, com mais de 40 anos, é uma "banda de festa", que toca de tudo. Mas num São João de Ibicuí veio a guinada para o forró.
      A animação do público motivou o grupo a lançar "Gente Bonita", um forró que fala de Ibicuí, se tornou um hino local e estourou nas paradas. A partir daí o grupo não parou mais de lançar forró. "No São João o ritmo é 100% forró", afirma Kokó, um dos fundadores.
      A Vera Cruz, com 24 integrantes, também é das tradicionais e derivou da Lordão. Toca tudo, mas o forró é indispensável nas festas. O grupo tem 18 anos e três CDs gravados. "Pensando em ti" acaba de estourar e João Carlos, manager da banda, diz que a agenda está fechada para junho.
      A nova geração
      O que começou como uma brincadeira de cinco meninos terminou virando coisa séria. Foi a banda Forró do Karoá, mais uma lançada pela Morena FM. O sucesso foi imediato. E para ficar mais completo, quando o forrozeiro Flávio José ouviu as músicas do grupo resolveu gravar uma participação no CD da Karoá.
      Foi o bastante para os adolescentes se destacarem como um dos melhores lançamentos dos últimos tempos. E este ano tem CD gravado ao vivo com "Asas da Ilusão", de Aciole Neto, e músicas de Djavan, Jorginho do Altinho e Edgar Mão Branca.
      Fundada há seis anos, a Mel de Forró toca o ritmo o ano inteiro, aqui ou no Rio de Janeiro, onde o grupo fez várias apresentações. Já está com a agenda lotada para o mês de junho e o repertório tem canções dos três CDs já gravados, além de músicas de bandas famosas.
      Em Ilhéus tem ainda a Zabumbahia, com três anos fazendo sucesso por onde toca, com músicas como "Xote na Areia", do primeiro CD, e "Tic Tac", do terceiro disco, deste ano.
      A Flor de Dendê, responsável pela "Resposta da Rapariga", lançada ano passado, é outra do gênero. Com apenas um ano de criada, a banda já mostrou que veio para ficar. Para junho, segundo Rogeres Márcio Lima (Nagô), já tem o "Melô da Chifronésia", que promete esquentar as noites frias do São João.
      Se estes grupos musicais não bastarem, anote que tem muito mais. Tem Orquídea Negra, Mais que Xote, Caju com Mel, Mel de Cacau, Originais do Forró, Banda James e Maria Bonita, todas lançadas com exclusividade pela Morena FM 98.7.
      E tem ainda Zenrique com o seu forró regiuniversal e Vavá dos Oito Baixos, um forrozeiro arretadamente grapiúna, como Nadinho do Acordeon, hoje tocando no sul do país.
      Ousadia
      Incentivo para tocar o forró pesado ou "rasgado", mesmo fora de época, nunca faltou em Itabuna. Começou quando a rádio Morena FM lançou o "Xamêgo da Morena", destacando o forró fora do São João. Foi o suficiente para agradar ao público e despertar a sensibilidade nas bandas que passaram a incluir o ritmo no repertório.
      O ritmo, de origem nordestina, sempre esteve na preferência e no gosto do público, "mas as bandas caíram mais em si a partir da insistência e ousadia da Morena FM em tocar as músicas de forró fora de junho. Depois disso, o público pede, a gente toca e a festa fica completa", afirmam, em unanimidade, os músicos de todas as bandas ouvidas por nossa reportagem.


 
Morena FM 98.7
folhaWeb
Uma seção sobre internet, em especial a do sul da Bahia

Cotações
Dolar, Cacau, Boi Gordo, Café e Leite

Eventos
A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

Links
Os sites recomendados por A Região

Balaio
Os classificados online de A Região

Marcel Leal
Artigos do presidente da Rede Morena

Caso Leal
Mais de 5 anos de impunidade

Calango.com
Conheça o Portal da Bahia

Propaganda
Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

Copyright©1997-2004 A Região Editora Ltda, Praça Getúlio Vargas, 34, 45600-000, Itabuna, BA, Brasil
Telefax (73) 211-8885. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.