Volta ao inicio
Volta ao inicio
Inicio
Fale conosco | Tempo na Bahia | Servicos | Quem somos
Mario Saturno
 
Calango o Portal da Bahia
TheBigDoor.com

3.Maio.2002

Uma ideologia para o Lula

      Aproveitando esse momento em que Lula está em primeiro lugar nas pesquisas e virtualmente eleito, devemos antecipar alguns graves problemas que assolam a maioria dos petistas que entram em contato com o poder e, quem sabe, remediar o autoritarismo, a corrupção e o nepotismo.
      Parece bobagem, porém vejamos. O PT tinha como ideologia o socialismo e como princípios básicos a democracia, principalmente a interna, a transparência administrativa e a não contratação de parentes e amigos.
      Bons tempos quando o PT ocupava apenas cargos no Legislativo. Era fácil ser o detentor da Moral e da Ética. Ganhou algumas prefeituras e pronto, os problemas começaram. Prefeitos foram expulsos em nome da Ética. Que maravilha! O PT era sério.
      Porém, o tempo passou e os petistas mudaram. Tive a oportunidade de testemunhar de perto isso, quando participei da administração petista de Catanduva por quase quatro anos. E, hoje, até vereadores do PFL estão a serviço do prefeito petista. ACM, vá ver para crer!
      Se há algo que aprendi sobre o poder é que corrompe, conforme descrito no livro do George Orwell A Revolução dos Bichos (Farm Animal), aos poucos, lenta e gradualmente. Quando se percebe, o companheiro petista do executivo está pior que os da direita. Triste realidade!
      O que me preocupa, atualmente, ainda sou petista (vermelho desbotado), é o silêncio do Lula nessas questões. E até o que já falou em uma ocasião. Prenúncio que virará um ditador ímprobo? Gostaria de ainda poder colocar a mão no fogo pelo companheiro mas...
      Quando esteve em Catanduva, há um ano, Lula foi questionado por uma repórter sobre o nepotismo (nepetismo para os íntimos catanduvenses), Lula deu a brilhante explicação que quando é competente não é nepotismo. Meu Deus! Quem julga quem é competente ou não?
      Como disse o prefeito petista de Ribeirão Preto, Antônio Palocci, você nunca poderá demitir seu irmão ou irmã ou filhos, o sofrimento será irreparável, por isso jamais os contrate. Não importa a competência, nepotismo é nepotismo!
      De democracia ficamos devendo. Em Catanduva, quando fui convidado pelo prefeito, preparei um currículo para ser apresentado ao partido. Que nada! O prefeito, a irmã e a companheira desta escolheram quem quiseram e apresentaram os nomes ao pasmado partido. Decisões? Escolhas? Opções? Discussões? Só a cúpula. O resto era para cumprir ordens.
      E será que o Lula quer repartir as decisões ou se considerará o escolhido pelas multidões e fará como lhe convier?
      Entretanto, a pior tristeza de um militante deve ser ver os seus líderes virarem corruptos. O salário que ganha um político é público. Quando um político começa a comprar casas em cidades vizinhas, chácaras, carros, muitas e muitas vezes maior que seu salário que se vai pensar? O político esperto acha que não colocando os bens em seu nome vai disfarçar, mas vá na vizinhança e pergunte, os vizinhos sabem. Triste não?
      Por mais que um político corrupto (em Catanduva o promotor gosta do termo ímprobo) disfarce, os muitos empresários que pagaram a taxa falam pelos quatro ventos. Nenhuma testemunha, claro! Mas que falam, falam! E, incrível, revelam a mesma porcentagem (talvez o pior é saber que não é mais 10%, agora falam 25%).
      Ah! Que saudades daquele tempo que chamar alguém de companheiro significava eu confio em você. Por isso eu invejo os norte-americanos, eles vigiam seus políticos. E devemos fazer o mesmo aqui.
      Eu gostaria de ver cada companheiro, cada jornalista, cada eleitor cobrando o Lula (e demais candidatos), tirando-o do silêncio e fazendo-o comprometer-se com a transparência administrativa (publique na internet, por exemplo toda nota fiscal gasta, com sua devida explicação), que não vai contratar parentes ou amigos e que vai criar instâncias democráticas para as grandes decisões nacionais.
      Se ao menos os jornalistas fizerem isso, creio que, poderemos ter um presidente melhor, do contrário, basta fazer uma visita a Catanduva e ver entre algumas coisas boas muitas outras péssimas. A decisão é só sua!


 


Por Mario Eugenio Saturno, (saturno@dea.inpe.br) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (FAFICA) e Congregado Mariano.
Morena FM 98.7
folhaWeb
Uma seção sobre internet, em especial a do sul da Bahia

Cotações
Dolar, Cacau, Boi Gordo, Café e Leite

Eventos
A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

Forum
Comente, discuta, mande recado. O espaço é seu

Links
Os sites recomendados por A Região

Balaio
Os classificados online de A Região

Marcel Leal
Artigos do presidente da Rede Morena

Caso Leal
Mais de 3 anos de impunidade

Calango.com
Conheça o Portal da Bahia

Propaganda
Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

Copyright©2002 A Região Editora Ltda, Praça Getúlio Vargas, 34, 45600-000, Itabuna, BA, Brasil
Telefax (73) 211-8885. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.

Click Here!