a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
marcel leal
7.Outubro.2017         |    Versão em PDF
 

Cadeia para Zé Dirceu, já!

Parece que esqueceram de um dos líderes da quadrilha do PT. José Dirceu já teve a condenação confirmada em segunda instância, a mais de 30 anos de cadeia, mas continua solto, indo a shows, curtindo a vida como se fosse pessoa honesta e não um corrupto condenado. Já passou da hora de algum juiz mandar Dirceu de volta para a cadeia. Vamos lembrar isso.


Sua tranquilidade ameaçada

Entre as mudanças aprovadas no Senado, incluíram a liberação do telemarketing de políticos na campanha. Eles poderão infernizar voce por telefone das 9h às 20h, de segunda-feira a sábado. Eu já sei que vou desligar na primeira frase e bloquear todos os números.


Dúvidas sobre o Naomar...

Respeito Naomar Almeida, criador de um tipo inteligente de universidade. Mas fico pensando se o pedido de demissão não foi apenas certeza de que ele perderia a eleição para reitor em novembro, uma maneira de sair por cima. Não acredito que ele renunciaria só por “pressões” ou “sabotagens”.


Falta divulgar o que ele faz

Michel Temer Michel Temer estancou a recessão, que poderia ter durado uma década, e está recuperando a economia, reduzindo juros que eram os maiores do mundo, baixando a inflação de 12% para 3%, fazendo os cartões baixarem os deles. Liberou o FGTS para injetar dinheiro na economia, modernizou as relações de trabalho. Só há duas explicações para a aprovação baixa. A primeira é que as pesquisas são manipuladas. Institutos ganharam rios de dinheiro com o PT no governo. Temer não encomendou uma pesquisa sequer. Outra explicação é incompetência da comunicação, que falha em divulgar as conquistas. Ou talvez as duas coisas juntas.


Uma polêmica não tão simples

Tragédias como a de Las Vegas impressionam, mas também deturpam o debate sobre as armas. No Brasil, onde só bandidos tem autorização para usar armas, temos 45 mil homicídios por ano. Nos EUA, onde todo cidadão pode ter armas, são 15 mil homicídios, três vezes menos, com 100 milhões de pessoas a mais. Então, querer proibir armas porque de vez em quando um maluco faz isso é como proibir carros por causa dos atropelamentos.


Censura política na internet

Uma emenda absurda do Senado obriga sites a suspender, sem decisão judicial, conteúdo denunciado como “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato”. Detalhe, qualquer um pode denunciar, inclusive a equipe do adversário político. É imperativo Temer vetar este artigo, enfiado na reforma política. É censura pura e simples.


Herdando a incomPTência

Uma coisa que se tornou especialidade do governo federal, desde Lula, é a incompetência. Um exemplo são os sites federais, com os certificados vencidos e, por isso, bloqueados pelos navegadores de internet. Isso inclui sites onde empresas se cadastram ou enviam documentos. Sem certificado válido, não há acesso. E funcionam só no Firefox (usado por apenas 15%).


Barcelona ameaçado de encolher

barcelona No meio do conflito entre a Catalunha, que quer se separar, e a Espanha, muita gente pensa no que pode acontecer no... futebol. Se houver a separação, o Barcelona cai fora do campeonato espanhol (porque seria de outro país) e da Champions League (porque a Catalunha não seria parte da União Europeia). Terá que jogar uma liga com Barça, Espanyol e... um monte de timecos de divisões inferiores, como acontece na Copa Cataluña. Nunca ouviu falar dela? Pois é... Jogadores importantes dificilmente aceitariam jogar numa liga assim. Barça perderia craques, dinheiro de tv, patrocínio e bilheteria. Acabaria pequeno.


Times e partidos são privados

Times de futebol e partidos políticos não deveriam receber um centavo do dinheiro público derivado de impostos. Ambos são iniciativas privadas, que visam apenas seus próprios objetivos, como ganhar campeonatos ou cargos de poder, seja no campo, Parlamento ou governos. Um clube deve ser mantido por seus filiados, sejam eles torcedores ou militantes. Dinheiro público deve ser para todo o público.


Haja paciência com o ‘protugês’

A assessoria da Câmara de Itabuna chama press release de “relise” (várias vezes). Outra assessoria, do PR, chama radiodifusão de “rádio de fusão” (deve ser fusão de ignorância com idiotice). É frustrante trabalhar com comunicação em país onde gente sem qualificação ganha “deproma” e emprego na área.


Arya reagindo ao Nintendo

Como todo dia, estava curtindo uns vídeos com minha filha, incluindo “Kids react to...” (crianças reagem a...) e dei de cara com a Maise Williams, a Arya de Game of Thrones. Ela pode não lembrar, mas antes de caçar bandidos estava no vídeo “Adolescentes reagem ao Nintendo”. Por sinal, engraçado. https://youtu.be/bDOZbvE01Fk


Não é fácil atrair um mundial

mundial de surf Eu produzi a Copa Morena de Surf por três anos, junto com Gleuber, na Praia de Batuba, em Olivença, e sei como é difícil atrair atletas de fora. Por isso tenho admiração pelo que a Prefeitura de Itacaré conseguiu. Vai sediar uma etapa do mundial, com resultado valendo pelo ranking e mais de 20 mil dólares de prêmio. É coisa de gente grande e terá feras como Mineirinho disputando as ondas do sul da Bahia. É 10.


PT foi assassino de empregos

Dados só divulgados agora mostram o buraco onde o PT nos enfiou. Em 2014 o Brasil já tinha fechado umas 3 mil empresas. Em 2015 fechou mais 5 mil. O fechamento delas, mais o corte em outras devido à recessão, mandou para o desemprego 1,6 milhão de pessoas só naquele ano. A maioria das empresas que sobreviveu teve que parar de pagar impostos para manter os salários. Outras mandaram embora de 20% a 50% do pessoal que empregava.


Como não ser divulgado

Quando voce pede divulgação em forma de imagem, como um cartaz, na verdade não vai ter divulgação alguma. Dificilmente o jornalista vai gastar tempo copiando cada informação da imagem para divulgar um evento de interesse particular. Ou voce manda as informações em arquivo de texto e foto separada, ou nem mande.


:: Por falar nisso... ::


* O sindicato dos professores fez campanha para Cuma. Desculpe a sinceridade, mas vocês estão colhendo o que plantaram. E desde a campanha sabiam que era erva daninha...

* Acho estranha essa ideia de um grupo de empresários criar fundo para apoiar candidatos com dinheiro. Se é proibido doação de empresas, também deve ser proibido este esquema empresarial.

* Passei por Ilhéus e me decepcionei. A cidade está com o comércio vazio, cheio de camelôs e sem “alma”. A impressão é de uma cidade sem futuro, patinando.


:: Post-it virtual ::

A Nestlé não compra mais cacau direto do produtor ** Acabei de ver a nova temporada de Line of Duty no Netflix. É excelente ** Comecei a ver Peaky Blinders, original e ótima ** Se você desiste no primeiro tropeço, nunca vai chegar ao final da estrada ** Se a vida está difícil – e está pra todos, é importante curtir o gole de café no meio da casa destruída pelo furacão ** Keep Calm e Carpe Dien.



Coluna do jornalista Marcel Leal, presidente de A Região.

|