a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
marcel leal
16.Setembro.2017         |    Versão em PDF
 

Propaganda que dá prejuízo

O desespero para gerar retorno à publicidade online cria formatos irritantes que, ao contrário do que esperam, afastam o consumidor. É o caso dos anúncios em vídeo que iniciam sozinhos, com áudio e não podem ser parados. O visitante no site tem opção de silenciar ou fechar a aba, saindo da página. E não voltar.


Mais motos, mais mortes

Em 2000, 98 motociclistas morreram no trânsito. Em 2015 foram 689. Muitos vítimas da falta de fiscalização (qualquer um compra uma moto e sai por aí sem curso), de polícia (fácil de roubar e de fugir), de cultura (a maioria não teve estudo e não entende os riscos), de bom senso (andam como loucos, abusando no trânsito).


Direitos que nem parecem

Quando um banco se nega a deixar o cliente sacar seu dinheiro alegando que o sistema caiu, isso não é crime? Se não é, devia ser. O banco está impedindo voce de ter acesso a um dinheiro que te pertence. Ele que faça um controle manual e depois dê entrada no sistema. Negar o saque é como te impedir de entrar em sua casa.


Perdemos um pouco de graça

amigo rabat O sul da Bahia perdeu o avô dos blogs, o primeiro a aparecer por aqui, como r2cpress. Eu perdi bem mais. Perdi um amigo muito querido, uma pessoa com quem podia conversar de tudo, com bom humor e sabedoria. Como diria outro amigo, Baianinho, a gente podia trocar ideias com Roberto Rabat sem sair no prejuízo. O lucro sempre foi meu. Esta foto foi tirada na Câmara de Ilhéus, em uma cerimônia qualquer onde, para variar, o papo com Rabat estava muito melhor que o resto. Rimos muito, fizemos piada com todo mundo, lamentamos o atraso quase épico de Ilhéus, fizemos futricas. Já estou com saudade do amigo...


Sim, ainda é sobre Rabat

Ilhéus não tem mais Roberto Rabat vigiando a cidade da janela da sede do r2cpress. Não tem mais a conversa inteligente e irônica no café da gorda com os amigos. Não tem mais as observações ácidas e engraçadas. Não tem mais o espírito livre e agitador, a alma de menino num corpo velho. Ilhéus ficou bem menos interessante.


TV aberta vai definhando

Pesquisa com 1.500 pessoas entre 14 e 55 anos, em Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio e São Paulo, mostra a decadência sem freio da tv aberta. 56% já passam mais tempo vendo vídeos na web do que na tevê e o tempo semanal cresceu de 8,1 para 15,4 horas. Mais: 87% não prestam atenção na tevê, mexendo no celular ao mesmo tempo.


Netflix assusta a indústria

Não é a toa que Hollywood e a indústria da tv se arrepiam com a Netflix. A Netflix venceu 16 categorias técnicas do Emmy Awards, o Oscar da tevê, só perdendo para a HBO, maior produtora do mundo, com 19 prêmios. “Stranger Things” levou cinco estatuetas. E a Netflix é favorita para levar a maior parte dos outros prêmios.


Realidade cinza, fantasia colorida

india Gosto dos filmes de Bollywood, com suas danças bacanas. Mas acho constrangedora essa imagem colorida, alegre e dançante de uma Índia que na realidade é feia, triste, miserável e faminta. É o país onde a miséria nas ruas mais choca os que o visitam, onde milhões passam fome e moram em barracos, onde pais quebram as pernas dos filhos para que comovam turistas e consigam mais esmolas, onde quase não existe saneamento, onde crianças brincam no esgoto. Quem vê os filmes, sempre românticos, vê uma Índia onde todas as casas são palácios, todos riem, dançam e comem o tempo todo, são felizes. Uma distopia.


Uma série imperdível, de volta

A série vencedora do Emmy e do Globo de Ouro “Curb Your Enthusiasm”, volta no dia 6 de outubro, iniciando sua nona temporada, às 22 horas, na HBO. Nela, Larry David, cocriador de “Seinfeld”, interpreta uma versão exagerada de si mesmo. Ele consegue transformar as coisas mais rotineiras em desastre, sempre falando a coisa errada sem perceber, piorando seus próprios erros cada vez que tenta consertar. É uma das melhores séries de todos os tempos.


Voando alto com o Vivo Fibra

Antes eu gastava mais, por uma banda larga da Oi que prometia 10 megas mas não passava de 5, com upload de só 0,3 mega. Desde quarta estou com a banda larga do Vivo Fibra, de 100 megas, com 50 de upload, pagando menos do que era cobrado pela Oi por 5% disso. A maior diferença você sente ao baixar arquivo grande, de vários gigabytes.


Às vezes é para reclamar...

Já elogio muito a Vivo. Desta vez é para criticar o atendimento. Me ligaram para confirmar a instalação do Viva Fibra na quarta 13. Outro call center ligou para dizer que só seria possível na segunda 18. E um outro ligou para “confirmar” que seria no dia 21 à noite. Acabou sendo na quarta. Já para cancelar um box 4G que não preciso mais só consegui na Ouvidoria.


Fez história sem querer

roberto mendes Jorge Portugal e o compositor Roberto Mendes fazem um golaço com o projeto “O violão e a palavra”, que circula pelas escolas do estado. São duas feras e Roberto Mendes entrou para a história do rádio sem querer. Graças a uma fita DAT, foi um dos primeiros artistas a tocar com som digital em uma rádio no Brasil, a Morena FM, pioneira na América Latina e primeira a usar som digital no país, a partir de 1990.


Os vilões da pátria assaltada

A Justiça negou habeas corpus para os irmãos Joesley e Wesley Batista. Pouca gente merece cadeia mais que esses dois. Saíram de um açougue para um negócio bilionário pagando propinas a Lula, o PT, o PMDB, juízes, fiscais e quem mais pedisse. O dinheiro que foi para eles comprarem mansões faltou na educação, saúde, segurança, estradas...


Fim de carreira no PES 2017

1.287 jogos de Master Ligue com Jupara FC (genérico), Chelsea, Manchester City, Real Madrid, Bayern, Santos, Juventus, seleções do Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Argentina e Itália. 1.051 vitórias, 198 empates, 38 derrotas. 2.987 gols feitos, 448 sofridos. 13.835 chutes a gol, 20,8% de sucesso. Maior goleada, 8 gols. 90 cartões amarelos, só 1 vermelho. Média de 2,27 gols por partida contra 0,35 sofridos. Passes certos 76%. Agora é o PES 2018.


:: Por falar nisso... ::


* Comida brazuca faz sucesso em Portugal. Depois dos doces do Amor aos Pedaços, açai, chuchu (pois é), brigadeiro e pão de queijo, a moda é a tapioca e o beiju. O mais pedido é o de goiabada com queijo.

* Coca-cola é uma merda para a saúde, mas a cafeína dela te mantém acordado. Se for no Japão, mais ainda. Lançaram por lá a Coca Coffe Plus, com 50% mais cafeína e 50% menos acúcar.

* O “Fora Temer” virou modinha e por isso enfraqueceu. Um grande erro tático da esquerda e parte da direita.


:: Post-it virtual ::

A coluna foi feita ao som de Daryl Hall, Alicia Keys, Tony Bennett, Ray Charles, Maroron 5 e Pavarotti ** Mas o In Concert de domingo, 19h, na Morena FM, é com o cantor inglês Seal cantando clássicos do soul. Fantástico ** De Luiz Felipe Pondé: “Falam coisas como ensinar aos jovens amar e respeitar a todos, como se todo mundo de fato merecesse ser amado” ** Keep Calm e Carpe Dien.



Coluna do jornalista Marcel Leal, presidente de A Região.

|