a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
marcel leal
18.Março.2017         |    Versão em PDF
 

Não compartilhe besteiras...

A semana foi de otários postando algo como “Eu não autorizo o facebook a tirar minha privacidade”... Voce já autorizou, no dia em que abriu a conta e clicou em “concordo” com os termos de uso. Só esqueceu de ler o que estava assinando digitalmente. O FB pode tudo e foi voce quem autorizou. Aliás, é assim com outros sites e serviços. Todo mundo clica em concordo sem ler. Depois posta essas bobagens.


Netflix libera a customização

A Netflix agora deixa voce escolher o tipo, cor e efeito das legendas. Mas o anúncio era que voce agora “pode usar Comic Sans”. Logo ela? É uma fonte pré-histórica, ruim de ler e muito feia. Melhor deixar no padrão (que é muito eficiente para a leitura).


Krav Maga de graça no dia 8

Já está definido o local do treinamento gratuito de Krav Maga em Itabuna. Será na academia MMA Masters, no início da Av. Cinquentenário, prédio que foi de Oduque Veículos, segundo andar. O treinamento será no dia 8 de abril, a partir das 8 horas, com o instrutor Paulo Almeida, da Federação Sul Americana de Krav Maga, com promoção da Morena FM. Inscrições pelo email radio@morena.com.br


Deviam ir atrás dos 1%

anadilce Segundo Anelise de Almeida, da Fazenda Nacional, apenas 12 mil pessoas físicas e empresas (1% dos devedores) são responsáveis por 70% da dívida previdenciária e fiscal (R$ 1 trilhão). É de se perguntar porque o governo vive caçando os pequenos ao invés de cobrar de verdade esses 1% e resolver o rombo. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) lembrou que muitos devedores são empresários que estão em crise por causa da recessão. Ele sugeriu (assino embaixo) que deveria haver um parcelamento especial de dívidas para estas empresas e pessoas.


Eu sempre desconfiei delas

A venda de carne estragada, revelada pela PF (matéria nesta edição) envolve marcas das quais sempre desconfiei, Friboi (JBS) e Seara. Usavam químicos para disfarçar carne podre, restos para fazer embutidos e pagavam propina para fiscais. Um nojo completo.


A vida imita arte de Mad Men

A série Mad Man teve propagandas “fake” de alta qualidade. Por isso não é surpresa que a Heinz vá usar uma delas, que apareceu num episódio da 6ª temporada. Ela mostra fotos de hamburger, fritas e carne com a frase “Passe o Heinz”, referência ao ketchup da marca. O incrível é que o crédito das peças foi dado à agência real da Heinz, David Miami, e à fictícia Sterling Cooper Draper Pryce, de Don Draper.


Sebrae ignora realidade local

O Sebrae anuncia o Bahia E-commerce Day no dia 30, no Palace Hotel, em Itabuna, para mostrar aos pequenos empresários como fazer comércio online. Isso é ótimo. Mas os exemplos são os da Mormaii e da Netshoes, direcionados a vendas nacionais e inúteis para as micro e pequenas de Itabuna. O que elas precisam é de uma estratégia de venda online voltada para a própria cidade. E não estou falando de colocar banner em blog.


Refazendo o Manchester City

manchester city Depois da eliminação para o Monaco nas oitavas da Champions League, o Manchester City vai dispensar um monte de jogadores e contratar outro tanto (com 150 milhões de libras). No lugar de Guardiola, traria Hart de volta e compraria o Leno, manteria Otamendi, Kompany, Mangala, De Bruyne, Gundogan, Sané, David Silva, Sterling, Yaya Toure, Aguero e Gabriel. Compraria Varane e Marquinhos (zaga) e Dier (volante), Ramires (meia), Fabinho e Reus (laterais) e Alexis Sanchez. Além disso, adotaria o esquema 3232, com Alexis e Aguero na frente até a volta de Gabriel Jesus.


O show do futebol de verdade

As quartas da Champions League terão jogos fantásticos, como Barcelona* x Juventus, Atlético Madri x Leicester*, Bayern x Real Madri*, Dortmund x Monaco*. Os jogos começam em 11 de abril, ida e volta. Estes times que estão com asterisco são minhas apostas para as semi-finais. Mas todos eles estão jogando muito e posso errar feio...


Recessão começa a amenizar

Está começando a volta à normalidade na economia. Lenta, mas finalmente começou com o primeiro mês com geração de empregos depois de 2 anos de perdas. Em fevereiro foram abertas 35,6 mil vagas. É quase nada, mas a última vez em que isso aconteceu foi em março de 2015 (com 19,2 mil empregos). Serviços foi o melhor setor, depois administração pública e agropecuária. Só o Nordeste (-37 mil) e o Norte (-2,7 mil) cortaram vagas.


Este ano terá duas guerras

Aviões de Israel atacaram a Síria. Trump já ameaça atacar a Coreia do Norte. Pode esperar uma ou duas grandes guerras neste ano, no Oriente Médio e na Ásia, com envolvimento pesado dos EUA. Sabe quem financia Trump? A indústria de armamentos.


Grapiuna no museu carioca

aeroporto salvador O aeroporto de Salvador foi arrematado pela francesa Vinci Airports, por R$ 660,9 milhões, com ágio de 113%. Ela opera 35 aeroportos, incluindo os de Lisboa, Porto, Lyon e Santiago. Já recebeu vários prêmios e tem jeito de que gosta de facilitar a vida de quem viaja. Todos os aeroportos dela tem wi-fi, lojas variadas, salas de espera confortáveis e um ótimo índice de satisfação do usuário.


Como sobreviver ao infarto

A morte de Zildo Guimarães, de infarto, nesta sexta, me lembrou um conselho que o médico Adib Jatene me deu há uns 20 anos. “Ande sempre com um comprimido de Isordil sublingual no bolso. Voce pode nunca precisar, mas pode salvar alguém”. De lá para cá, sempre ando com um. Anula o infarto na hora e dá 6 horas de alívio.


Apple perde 50% dos clientes

Nem o setor de celulares, que vinha embalado, escapou da recessão do PT em 2016. As vendas caíram 16%. Quem mais sofreu foi a Apple, com seus iPhones de preço irreal num ano de crise. Sua participação no mercado despencou de 8,3% para apenas 3,8%, ou seja, perdeu metade dos clientes. O líder é a Samsung, com 46,7%, seguida da Motorola com 12,9% e a LG com 12,4%, 4 vezes mais que a Apple.


:: Por falar nisso... ::


* Para tristeza geral, a oitava temporada de Games of Thrones será a menor, com apenas 6 capítulos. A sétima, que começa em 16 de julho, terá só 7.

* Mais uma emissora FM foi vendida para uma igreja. Desta vez foi a Rádio Estadão, do grupo Estado. Ela vai virar a Feliz FM, operada pela Comunidade Cristã Paz e Vida.

* O 3º Tabelionato de Notas, “Cartório de Bento”, foi privatizado e passou para a Av. Cinquentenário, 1064. A tabeliã é Monalize Réus Serafim.


:: Post-it virtual ::

Nesta semana jantei com os amigos João Botti e Badaró, muito papo de qualidade ** Esta coluna foi feita ao som de Queensryche, Eric Clapton, Ozzy Osbourne, Avenged Sevenfold ** Mas o In Concert deste domingo, 19h, na Morena FM é com o “síndico” Tim Maia ** O craque Cristiano Ronaldo virou nome do aeroporto da Ilha da Madeira, onde nasceu ** Keep Calm and Carpe Dien.



Coluna do jornalista Marcel Leal, presidente de A Região.

|