marcel
23.Julho.2016

|

Constituição inconstitucional

Nossa Constituição diz, no Artigo 5º, que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, mas juízes, desembargadores, deputados, senadores, presidentes e governadores provam o contrário. Também diz que “é livre a manifestação do pensamento”. Não é. Se fosse (como nos EUA), voce poderia ser racista sem ser preso por isso. Afinal, ser imbecil no que fala é exercer a liberdade de pensamento.

Duas horas perdidas por voo

Já era absurdo ser obrigado a chegar uma hora antes para voo doméstico, ao invés de aumentar o atendimento. Pois ficou pior. Querem que voce chegue 2 horas antes, como se fosse um voo internacional. Muita vezes para pegar um voo que levará 30, 40 minutos. Entre chegar, viajar e conseguir sair do aeroporto, voce pode levar quase 3 horas entre Ilhéus e Salvador. Melhor ir de carro em 4 horas e pouco...

Faltou divulgar o esquema

Uma repórter da Folha de SP contou sua saga para ir de avião de São Paulo ao Rio. Teve que chegar ao aeroporto 2 horas antes por causa da bagunça gerada pela adoção de novas regras sem qualquer divulgação prévia. Foi chegar ao Rio 3h33 depois e saiu do aeroporto às 3h50. Levou quase 4 horas. De carro seriam 4h30...

Militares honestos, civis canalhas

andreazza Falam muito da “ditadura militar”, mas me indique um só petista da cúpula do partido que não tenha ficado (muito) rico nos últimos 13 anos. Depois me indique um só presidente da era militar que tenha ficado rico. Mário Andreazza, o ministro por quem passaram as verbas de todas as obras daquele período, trilhões de dólares, precisou que fizessem uma vaquinha para ser enterrado. Ele administrou, sozinho, obras como a ponte Rio-Niterói, a usina de Angra, a de Itaipú, a estrada Transamazônica, entre muitas, mas morreu pobre, assim como o presidente Figueiredo, à esquerda.

Pagando a conta da enganação

Lembra da balela de que nossa conta de luz ficaria mais barata? O estelionato eleitoral foi inventado por Dilma para ajudar o PT nas eleições de 2012, mas o resultado veio logo depois do pleito. A MP gerou o maior “tarifaço” da história do país e ainda por cima quebrou o setor elétrico. 23 das maiores empresas do ramo acumulam dívidas, não fazem investimento, pioram o serviço e oneram os usuários por ineficiência.

Obra da construção construída

Uma obra é uma construção. Uma construção é uma obra. Então, por favor, redatores de prefeituras, parem de escrever “a obra da construção”. Pega mal pra voces. Seria bom também tomar uma aula sobre vírgula e ponto e vírgula, para aprender onde usar cada uma. Mas o pior é ver jornais repetindo erros que chegam no press-release.

Notícia para fãs de Star Trek

Quem é fã de Star Trek ganhou um grande motivo para assinar o Netflix. A nova versão da série vai estrear com exclusividade de streaming para ele. Cada episódio vai entrar no Netflix 24 horas depois de exibido pela CBS, que é a produtora e exibe em canal aberto. Todos os filmes e série antigos também vão entrar no serviço. Vida longa\\//

A alternativa de Rui

roberto jose Não sei por que o governador Rui Costa perde tempo com um candidato que detesta (Geraldo) e um no qual não confia (Davidson), quando pode lançar Roberto José como o nome da base para prefeito de Itabuna. Roberto conquistou fama de bom administrador na FICC e na Settran, sendo o destaque da gestão Vane. Além disso tem nome limpo e leve, fácil de trabalhar numa eleição. Geraldo está morto, Davidson não emplaca.

Será o fim do “estelionato”?

Estamos cansados de ver promessas de campanha serem ignoradas depois que o sujeito é eleito. Por isso acho muito bom o projeto de lei 4523, de 2012. De autoria do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), ele acaba com o estelionato eleitoral ao punir quem é eleito mas não cumpre as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Está nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Reescrevendo a história

O procurador Rodrigo Janot tocou num ponto importante em um parecer. “Não é possível, com base no nosso direito ao esquecimento, limitar o direito fundamental à liberdade de expressão”. Serve para quem cometeu crime e foi preso no passado, mas hoje quer que essas notícias sejam apagadas da internet. Seria como censurar e ainda reescrever a história.

Uma Olimpíada desperdiçada

Não tenho dúvida de que os Jogos Olímpicos vão correr bem dentro das arenas, a cobertura será excelente e a organização impecável. O problema é que esta chance única, de “vender” o Brasil a 3 bilhões de pessoas vendo pela TV e internet no mundo todo, será obscurecida pela violência nas ruas, pelos turistas que serão assaltados na praia, pelas muitas bizarrices de nossa política e até pela escolha ridícula dos artistas para a abertura dos Jogos.

"O cara" dos sistemas embarcados

teodoro pires Meu amigo Teodoro Pires, que sabe tudo de informática e nada de fotografia, tirou esta selfie no workshop “Tudo o que voce sempre quis saber sobre sistemas embarcados”, que ele apresentou na Uesc. O workshop mostrou desde o básico até o que dá para fazer com o sistema, como mover coisas e até comandar drone. Teo é apaixonado pelo Arduino, um mini computador muito bacana (acho até que dorme com um no bolso do pijama...). Quem quiser saber mais sobre isso pode visitar o FabLab Itabuna, que fica ao lado da igreja do bairro de Fátima.

Amizade é para todo dia

Deixei, de propósito, para agradecer a meus amigos bem depois do Dia da Amizade, porque para mim amizade tem que vingar todo dia. Tenho sorte por ter pelo menos uns 20 amigos de verdade, mais do que muita gente. São aquelas pessoas que jamais vão acreditar em calúnias contra você, vão te ajudar nas piores horas e curtir os seus sucessos, sem inveja. Os outros são conhecidos... alguns queridos, outros nem tanto.

Inshallah que você goste

Inshallah é uma palavra árabe que significa algo como “se Deus quiser” ou “tomara”. Orixaná é a palavra iorubá que significa a mesma coisa e virou “oxalá” por aqui. O detalhe interessante é que as duas línguas e culturas são muito diferentes, em grafia, fonemas e costumes, mas acabam se encontrando numa palavra. De semelhante, apenas estar no mesmo continente, a África.

:: Por falar nisso... ::

* * “Deputados americanos assinam carta contra o impeachment de Dilma” Será que sabem que ela era terrorista e assaltante de bancos?

* * O PitStop da Morena está de volta, todo sábado, num posto da cidade, com sorteio de 100 litros de combustível, degustação, som e outras atrações.

:: Post-it virtual ::

A coluna foi feita ao som de muitos sucessos dos anos 80, de Sting e Boyz II Men a Aaron Neville e Suzanne Vega ** Mas o especial do In Concert de domingo, 19h, na Morena FM, é lembrando Amy Winehouse, que se foi há 5 anos ** Tem dias em que é preciso toda a paciência do mundo para não estourar com todos. Sexta foi assim, mas aprendi há muito tempo a ser atávico e paciente ** Prefiro ser feliz a ter razão ** Carpe diem e dixi.


Mais colunas:

Cláudio Humberto, politica
Hélio Castro Neves, velocidade
Daniel Thame, esportes
Juliana Soledade, cronicas
Diogo Caldas, coluna social
Carta ao Leitor, editorial
Tech, tecnologia e games
Malha Fina, notas ácidas

compre fazenda
Anuncie aqui: anuncio@aregiao.com.br

Copyright©1996-2016 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (adami), 34, 45600-023, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.