a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
marcel leal
22.Abril.2017         |    Versão em PDF
 

Temos que barrar indiciados

O país só terá alguma chance quando qualquer político indiciado for barrado automaticamente de concorrer a cargo público até ser inocentado. Hoje é o contrário, concorrem até condenados em última instância, entrando com recursos que, mesmo inviáveis, são aceitos pelo TSE. A pessoa só é indiciada quando o juiz vê mérito na acusação. Logo, faz sentido barrar.


Ganham salário para sabotar

O vereador Toninho Vespoli (SP) pediu informações ao governo federal sobre o Ciência Sem Fronteiras. Com a resposta, recebeu link para um vídeo sobre Adolf Hitler. É só um exemplo do tipo de sabotagem que os petistas que ainda infestam o governo vem fazendo para minar Temer.


Muita gente de olho nas vagas

Depois dos desastrados 14 anos do PT no poder, 20 milhões estão sem emprego e só agora a economia começa a se recuperar (lentamente). Por isso é absurdo que esses mesmos petistas incentivem uma “greve geral” visando unicamente fazer marketing político. Por acaso eles vão dar emprego para quem perder? Greves deste tipo são coisa de quem não tem o que fazer.


Champions e o show de futebol

marcelo real madrid Os jogos das quartas da Champions League foram um show de bom futebol. O Real Madri garantiu sua vaga em dois jogos onde mostrou raça e qualidade, eliminando o fortíssimo Bayern, com destaque para a incrível jogada de Marcelo, a mais bonita deste ano, assistência de Casemiro e o talento de Cristiano. Foi o mais duro. A Juventus não teve dificuldade de passar pelo Barcelona, graças ao conjunto que parece uma máquina, com defesa e ataque igualmente ótimos. O Monaco foi a surpresa, resgatando a qualidade de Falcao, e o Atlético Madrid contou com a raça habitual. Jogaços.


São os mutirões, estúpido!

Segundo relatório do Ministério da Saúde, “o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016”. Ele usa este argumento para dizer que a obesidade foi a causa do aumento. É malandragem. O que aconteceu neste período foi o surgimento dos mutirões, vários por ano, de medição de pressão e testes de diabetes. Medem muito mais que antes, logo, detectam mais.


Um país de não-celebridades

Desabafo de meu amigo Juan Vazquez: “Eu tinha vergonha de perguntar aqui quem são Emily e Marcos. Agora que eu sei, além de envergonhado, me sinto um panaca por ter perdido tempo pesquisando samerda...”. O que mais existe no Brasil é “famoso quem?” Todo dia aparece um “estourado em todo o Brasil” do qual nunca ouvi falar.


Não é fundamental, é primário

Coisas que não existem: sertanejo / forró /seja lá o que for “universitário”. Os caras nunca chegaram perto de uma universidade e, na maioria, mal fizeram o primário. É, chamo isso de primário, porque “fundamental” pra mim é amor, oxigênio, diversão, sono, comida. Já as letras dos caras são primárias mesmo.


Nossos alunos são felizes

crianças felizes Uma pesquisa mundial mostra que nossos alunos, apesar de passar vexame em testes de matemática e ciências, são mais felizes que a média dos países em que as crianças são melhores nessas matérias, como Japão. Acho que essa felicidade tem a ver com uma disciplina bem mais branda que a japonesa, por exemplo, onde a pressão por ótimas notas é enorme. Acho que o ideal é manter o equilíbrio, cobrando bons resultados mas deixando que nossas crianças e adolescentes sejam como crianças e adolescentes em parte da semana. Bater papo com elas também gera felicidade, segundo a pesquisa.


Não dá para acreditar neles

O ditador da Síria, al-Assad, diz que o ataque químico em Khan Sheikhun foi “100% forjado” como pretexto para os EUA atacarem o país. Já os EUA dizem ter “100% de certeza” de que o ataque químico foi de Assad. É bom lembrar que tinham “100% de certeza” de que o Iraque possuía armas de destruição em massa. Não tinham, mas Bush usou isso como pretexto para ocupar o país.


A empresa imitando a vida

A Mattel lançou em 1997 Becky, uma Barbie cadeirante que vendeu bem mas depois descobriram que a cadeira não passava na porta das “casas” de Barbie. Ao invés de mudar as casas, a Mattel simplesmente se livrou de Becky. É como fazem lojistas que preferem perder o cliente cadeirante.


Não dá para acreditar neles

O ditador da Síria, al-Assad, diz que o ataque químico em Khan Sheikhun foi “100% forjado” como pretexto para os EUA atacarem o país. Já os EUA dizem ter “100% de certeza” de que o ataque químico foi de Assad. É bom lembrar que tinham “100% de certeza” de que o Iraque possuía armas de destruição em massa. Não tinham, mas Bush usou isso como pretexto para ocupar o país.


A recuperação já é vista

ovos de pascoa Eu dizia, desde a saída de Dilma, que a economia se recuperaria aos poucos (sim, foi a saída dela que iniciou isso). Pela primeira vez desde 2014 as vendas da Páscoa foram positivas (0,93%). Voce pode dizer que não é nada, mas é muito melhor que os -4,83% de 2015 e trágicos -16,81% de 2016. E é um sinal de que datas como dia das Mães, Namorados, Pais, Crianças e o Natal serão positivas. Inshallah.


A balança comercial da bola

Muita gente pensa que o Brasil é um país exportador de jogadores, e ele é. Porém ele também importa muito. Na janela, vendemos 614 jogadores, entre amadores e profissionais, de futebol e futsal. No mesmo período importamos 530 jogadores. Mas o saldo financeiro é bem maior: gastamos R$ 124 milhões e faturamos R$ 311 milhões. É que vendemos gente muito talentosa e compramos jogadores medianos.


Réu malandro, juiz esperto

Para réu que se acha malandro, um juiz inteligente. A bancada de advogados de Lula inscreveu 87 “testemunhas” de defesa para atrasar o processo de corrupção contra ele indefinidamente. Sérgio Moro não se abalou: deferiu o pedido absurdo, mas ordenou que Lula, o réu, esteja presente em cada uma das 87 oitivas. Pode apostar que o chefe da quadrilha (depois de tentar um recurso) vai dispensar 90% das “testemunhas essenciais para a defesa”.


:: Por falar nisso... ::


* “Petistas pedem auditoria após suspeita de fraude em eleição interna”. Isso é uma piada pronta: o PT está fraudando até a própria eleição!

* A rede de Lojas Buriti patrocina o Colo Colo na disputa pela vaga na Série A do Campeonato Baiano de Futebol do próximo ano. Bom exemplo, mas o time precisa dar resultados.

* Torci para semi-finais da Champions com Real x Monaco e Juventus x Atletico de Madrid. Mas deu Real x Atlético e Monaco x Juventus. Minha aposta? Real x Juventus na final.


:: Post-it virtual ::

A coluna foi feita ouvindo o novo disco de Guiga Reis, mais a talentosa Luciana D’Ávila, Sting, Firehouse e Everclear ** Mas o In Concert deste domingo, às 19 horas, na Morena FM, será com Cassiano, um dos príncipes do soul nacional ** Prometem de novo redução de impostos, mas eu duvido muito. Políticos detestam cortar gastos ** Keep Calm and Carpe Dien.



Coluna do jornalista Marcel Leal, presidente de A Região.

|