a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
marcel leal
16.Dezembro.2017         |    Versão em PDF
 

Renegando os “irmãos de fé”

Quando Lula fala de “malandros fazendo delação” ele se refere a ex-companheiros mais chegados e parceiros de poder, como Palocci, empresários que fizeram fortunas bilionárias em esquemas montados com seu governo e sob seu comando, e quem pagou propinas milionárias a ele. Todos eram “heróis da pátria” e “amigo, irmão”. Até que...


É um direito de toda pessoa

Uma pesquisa da associação hospitalar mostra que 96,4% acha que a vontade do paciente sobre um tratamento vital deve prevalecer sobre a dos familiares e 86,1% defende que também deve prevalecer sobre a do médico. Eu sempre defendi isso. Se um dia ficar vegetativo, desligue a tomada.


Título de cidadão virou lixo

As Câmaras Municipais continuam dando título de cidadão a qualquer pessoa que “seja autoridade”, sem levar em conta o que já fez pela cidade. O título deveria ser para quem fez mais que sua obrigação por ela. Secretários de estado, deputados, senadores, governadores não merecem título só por cumprir sua obrigação. Para isso são eleitos e bem pagos.


A tradição social do rock

live aid Nesta semana o líder do Aerosmith, Steven Tyler, inaugurou a Janie's House, para vítimas de abusos. Os roqueiros têm uma longa tradição de ajudar quem precisa, desde Bono, com seu ativismo social, até Bon Jovi. De vez em quando fazem alguma coisa grandiosa, histórica, como o Live Aid, de 1985, criado por Bob Geldof, que reuniu dezenas de feras do rock e do pop em 24 horas de som ao vivo, parte direto de Wembley, na Inglaterra, e parte nos EUA. Eu tive a sorte de ver tudo de perto, na cabine de transmissão da BBC, onde estava fazendo um curso especializado.


Adeus Voz do Brasil... online

A experiência da Morena FM, substituindo o programa Voz do Brasil por programas especiais na internet tem sido um sucesso. A quantidade de ouvintes não só se mantém em relação à programação que vem antes da Voz, o Jornal das Sete, como às vezes é ampliada. Além disso, o esquema permite resgatar alguns programas de público fiel, como o Jazz & Blues.


Rabat com vergonha de blog

No meio de blogs que prestam bom serviço, Itabuna tem um que se vendeu para atacar a gestão do Hospital Costa do Cacau antes dela começar. Outro, de Ilhéus, virou capanga do presidente do Colo Colo para atacar o empresário que quer investir nele, o único. Rabat, lá do céu, está de olho nesses netinhos.


A que ponto o país chegou

“Crianças atiram pedras em Papai Noel que ficou sem doces no interior de SP”. Isso é o que acontece num país com governo paternalista. Quem tem menos estudo passa a achar que tem direito a receber tudo sem dar nada em troca, de alimentação a bolsa. Incluindo de voluntários como este Papai Noel.


Um professor que me marcou

morel na usp Por acaso, dei de cara, na internet, com o livro “Ícones da sociedade midiática" citando Francisco Morel, piorneiro da Escola de Comunicação da USP. Morel foi meu professor, amigo e orientador da tese de conclusão. Infelizmente, morreu em fevereiro de 1984, quando eu estava trabalhando nela. Foi uma perda sentida e cheguei a deixar parada minha tese por quatro meses, sem ânimo. Depois, conclui, tive nota 9,5 e dediquei a ele. Morel também era escritor e seu texto me lembrava Mário Quintana. Estava escrevendo um romance, mas morreu antes.


O palavreado idiota nacional

Detesto essa palhaçada, por isso, que tal dar nome certo? “Pessoas privadas de liberdade” são detentos. “Orcrim” é quadrilha. “Comunidade” é favela. “Pessoa em situação de rua” é sem-teto. “Pessoa em vulnerabilidade social” é pobre. “Pós verdade” é só uma mentira. “Pessoa humana” é só pessoa. “Afro-brasileiro” é negro, assim como branco não é “Euro-brasileiro”. Até o nosso Sul da Bahia virou “território de identidade litoral sul”. Ridículo.


Bancamos o que não devíamos

O fundo eleitoral terá R$ 1,7 bilhão do orçamento para financiar campanhas e partidos. É um absurdo que a gente seja obrigado a bancar a busca dos políticos por cargos de muita mordomia e grana, também bancados por nós através dos impostos. Partido político é entidade particular e devia ser sustentado por seus associados. Penso o mesmo sobre clubes de futebol, que sugam boa parte das loterias e do orçamento federal, diretamente ou por subsídios.


É italiana, mas a de SP vence

A pizza napolitana entrou na lista de patrimônio cultural da humanidade. Eu respeito os inventores italianos, mas já comi pizza em Nápoles, onde foi criada, e é muito ruim, basicamente massa e tomate. A pizza foi inventada lá, mas aperfeiçoada em São Paulo, melhor lugar do planeta para comer uma. Recomendo a pizzaria Camelo.


Minha dica para seu turismo

floripa Se você pode viajar neste verão, sugiro Florianópolis. As praias são lindas, o povo hospitaleiro, o sol é forte e as águas geladas. As do litoral leste da ilha são as mais geladas, dando para deixar uma lata de cerveja “suando”. As do norte, como Jurerê e do Forte, tem águas menos geladas, areia fina, aluguel de prancha e caiaque, restaurantes perto da praia.


Saiba usar o WhatsApp...

Alguém avise ao povo que, cada vez que voce bate o dedo no WhatsApp NÃO muda de linha. Ao invés disso, manda uma mensagem só com aquele pedaço. Daí o bicho fica apitando várias vezes na mesma mensagem. Irritante. Se quer mudar de linha, use aquela seta que fica embaixo, à direita. E poupe minha paciência, por favor.


The Guardian se rende, afinal

O jornal britânico The Guardian caiu na real e vai mudar o formato para tabloide (como o de A Região) a partir de 15 de janeiro. Há muito tempo não fazia sentido o tamanho enorme dos jornais, seja pela dificuldade de ler num ônibus ou metrô, por exemplo, seja pela mudança cultural do texto jornalístico, hoje mais enxuto e objetivo, por influência da internet. Nem jornalão escapa disso.


:: Por falar nisso... ::


* Ilhéus, Itacaré e cidades turísticas deveriam treinar todo mundo ligado no uso do Google Tradutor, que traduz com voz entre as línguas. Dá para conversar com alemão sem falar alemão.

* Sobre a cassação de Fernando Gomes. Legalmente, ela devia acontecer, mas acho que se os itabunenses quiseram “isso” de volta, que aguentem 4 anos.

* As vendas do varejo subiram 2,5% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado. É a recessão acabando, por mérito de Temer, gostem ou não.


:: Post-it virtual ::

24 de janeiro deveria ser feriado nacional ** A Morena FM e o jornal A Região receberam diploma de Destaque de Mídia do Interior, da Assembleia Legislativa da Bahia ** A coluna desta semana foi feita ao som de Betinho Vasconcelos, Trombone Shorty, AC/DC, rock e blues ** Mas o In Concert deste domingo, 19h, na Morena FM, é com o novo disco do U2 ** Keep Calm and Carpe Dien.



Coluna do jornalista Marcel Leal, presidente de A Região.

|