Compre seu dominio hoje! Calango! o Portal da Bahia News from London

Menu o Portal da Bahia o Portal do Cacau 24h ao vivo na internet Voce ja esta aqui! a regiao que inspirou Jorge Amado o jornal do brasileiro no exterior os agitos da Bahia
volta para a capa

Paulo Mendes

Capa
Geral
Itabuna
Ilhéus
Bahia
Malha Fina
Últimas
 
Gente Grapiúna
Colunas e Artigos
 
Media Kit
Expediente
Os Links

. Gente Grapiuna

Choque do futuro
      Usei emprestado o titulo, que corresponde a uma das memoráveis obras do renomado futurólogo, Alvin Toffler, para retratar a sensação, diante importante episódio que se concretizará em nossa Itabuna, quando da inauguração em 05 de maio, do Jequitibá Plaza Shopping.
      Há momentos tão significativos para uma cidade, para uma região, que marcam época. Assim vislumbro os resultados de um empreendimento tão arrojado, tão audacioso, e promissor.
      Os últimos tempos, marcaram a Região pela imagem da crise, do abatimento diante o que parecia ser, a derrocada de uma economia outrora pujante, independente e rica, aparentemente imune às intempéries internas ou externas.
      A própria crise, nos trouxe de um lado, aspectos negativos nunca dantes confrontados e, quiçá, intransponíveis; mas, por outro lado, lembrando as lições dos “gurus” dos novos tempos, extraída da milenar sabedoria chinesa, “crise”, é um sinônimo de “oportunidade” .
      Assim como os poetas mais brilhantes criam suas obras primas, em momentos de dor, sofrimento, “crise existencial”, a nossa crise, trouxe a oportunidade da reflexão, da identificação dos aspectos de maior vulnerabilidade da nossa economia.
      E, fruto dessa profunda reflexão, que talvez, nos momentos de pujança, era relegada aos “incômodos pessimistas”, advieram iniciativas, ora tímidas, ora arrojadas, que estão a nortear novos caminhos, criando novas oportunidades.
      O cacau, certamente ainda será “um fruto de ouro”; não mais pela pujança das superproduções, mas pelas limitações da escassez, verdadeiro âmago da ciência econômica.
      Conduzida outrora por caminhos incertos e fantasiosos, a economia cacaueira, encontrará aos poucos, seus novos rumos, inserida efetivamente na conceituação, de uma atividade que deve ser empresarial, técnica e profissionalmente conduzida, em contraste com arroubos poéticos dos tempos dourados, vaidades ora desnudadas, que tiveram seu êxtase, na prosa das “terras do sem fim”.
      Os reflexos da imagem, desses novos empresários do cacau, estão a transformar um cenário que parecia tormentoso, em novo ambiente de criatividade, diversificação, inovação.
      Ninguém melhor para ilustrar essa nova era, que um empresário, que mergulhou nas entranhas da crise e, de lá trouxe a inovação, a oportunidade, que ora se concretiza de forma, que merece o aplauso e reconhecimento de toda a comunidade. É, inegavelmente, o choque do futuro, a marca de uma nova era.
      Guardo com orgulho a oportunidade de ter conhecido de perto e, o título, de ter laborado durante algum tempo, com esse empresário.
      Lembrando uma de suas práticas e objetivas mensagens: “É na Universidade da Vida, que aprendemos as maiores lições...”, entendo perfeitamente que, foi nela, onde você Helenilson, encontrou a inspiração, a capacidade inigualável, para superar obstáculos e vencer.
      E diante seu novo, inspirador e respeitável empreendimento, lembro o lema, do antigo Ginásio de Jequié, por onde talvez, você também tenha passado: “Sic itur ad astra” (“Aos poucos, chegaremos aos astros”).
      Itabuna, se curva, referenciando um fato novo. Outros fatos novos, estão a pontuar em nossa cidade, ora sob a forma de obras públicas que transformam sua imagem, criando a “visibilidade”, tão evocada nos modernos manuais dos empreendedores, ora sob a forma de novas empresas e atividades, que a distanciam da monocultura vulnerável.
      A obra do Shopping, é um ícone. Símbolo da capacidade empreendedora, de quem orgulha a sua família, e merece igual sentimento, por parte de toda uma cidade.
      Parabéns amigo, ainda mais pela certeza que, talvez os astros, não sejam o seu limite...

      Paulo Mendes, professor da UESC

.
Patrocinado por O jornal do brasileiro no exterior

[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Volta ]

Copyright©2001 A Região Editora Ltda, Praça Getúlio Vargas, 34, 45600-000, Itabuna, BA, Brasil
Telefax (73) 211-8885. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.