Menu Rede Morena
    Morena FM     A Região     The Brazilian     Calango.com     Turismo na Bahia     Internet
  Volta ao inicio
Volta ao inicio
Inicio
Geral | Itabuna | Ilheus | Bahia | Malha Fina | Giro Geral | Opiniao | Servicos | Expediente
Volta ao inicio
A. ZUGAIB
O autor
  • Antonio Cesar Costa Zugaib é Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ilhéus e professor da UESC.
  • Outros
  • Daniel Thame
  • Marcel Leal
  • Luiz Conceição
  • Renúncia
  • Três artigos que acompanham a renúncia de ACM ao mandato no Senado:
  • ACM e o painel
  • O que ACM vai dizer
  • O dia em que ACM fugiu
  •  
    Cepedi - Descentralizando o conhecimento

          A política do governo federal e estadual de descentralizar a industrialização neste país não terá o êxito necessário se não houver também a descentralização do conhecimento.

    Dados precisam que no Nordeste estão 30% da população mas somente 14% dos grupos de pesquisa atuantes neste país. Na Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação ficaram evidenciadas as diferenças regionais.

    Enquanto no Sul e Sudeste não faltam pesquisadores que transfiram o conhecimento das instituições científicas para as empresas, no Norte e Nordeste escasseiam recursos para a pesquisa.

    Nesse sentido, sob a denominação de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática de Ilhéus - CEPEDI - estamos constituindo uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos:

    a) Desenvolver pesquisa e desenvolvimento tecnológico em informática e eletro-eletrônico, atendendo a demanda das empresas situadas no pólo de informática de Ilhéus;

    b) Realizar a capacitação de mão-de-obra para o setor produtivo do pólo de informática e eletro-eletrônico de Ilhéus;

    c) Promover parcerias com outras instituições e empresas, públicas ou privadas, destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução de atividades de interesse privado, sobretudo visando a pesquisa e desenvolvimento e assessoria e capacitação técnico gerencial junto as empresas beneficiários da política do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática de Ilhéus - CEPEDI.

    A estratégia é criar mecanismos mais eficazes para transferência de conhecimento, da instituição de pesquisa, ou seja, do CEPEDI, para o setor privado, visando mais rápido retorno econômico e social.

    O comprometimento e a transparência serão o forte dessa instituição que estamos criando.

    Para isso escolhemos um Conselho de Administração que abrangesse toda a cadeia produtiva da Informática, principalmente, tendo a participação dos empresários através do seu sindicato patronal, o SINEC.

    O Conselho de Administração ditará a política geral, as normas e as diretrizes norteando o Centro para não fugir dos seus objetivos, porém a instituição de pesquisa será dirigida por quem entende de pesquisa, ou seja, será dirigida por uma Diretoria Executiva contendo um Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Educação Profissional e um Diretoria Administrativo Financeiro.

    Este Centro nascerá forte porque terá várias fontes de recursos, porém, o principal aporte financeiro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática de Ilhéus - CEPEDI virá das empresas de informática e eletro-eletrônico de acordo com o percentual definido na lei 10.176 de 11.01.2001 no seu artigo 11.

    Cada empresa filiada ao SINEC poderá realizar pesquisas com o CEPEDI para desenvolver produtos de seu interesse.

    O objetivo maior é estudar os componentes importados para em um futuro próximo não necessitarmos importá-los e sim melhorá-los ainda mais, ganhando em competitividade internacional. Nesse sentido, necessitamos de inovação.

    A inovação exibe crescentes retornos de escala, o que significa que as regiões dotadas de tecnologias avançadas estão em melhor posição para inovar ainda mais.

    As novas idéias são normalmente produzidas a partir de uma combinação das idéias preexistentes, de modo que meios ricos em idéias produzem reações em cadeia de inovação.

    Nesse contexto de acelerada inovação, o crescimento ou mesmo a sobrevivência das empresas demanda excelência em suas operações, com o concurso intensivo de novas tecnologias.

    As empresas devem decidir claramente que tecnologias utilizar, o que desenvolver internamente e o que obter de fornecedores externos.

    Para tomar as decisões acertadas e executá-las com eficiência, as empresas precisam articular-se a instituições de P&D de forma bastante próxima.

    É fundamental, portanto, que exista em Ilhéus uma base científico-tecnológica com capacidade de gerar conhecimentos a partir de uma cadeia de competências ampla e diversificada, suportada em um contingente de recursos humanos altamente qualificados.

    Para isso, temos pesquisadores capazes nesse país, precisamos trazê-los para o nosso centro. Naturalmente esses pesquisadores serão bem remunerados, terão salários competitivos.

    Futuramente, poderão ser professores da Universidade Estadual Santa Cruz. Cursos estratégicos poderão ser criados com esses pesquisadores por perto.

    Enfim, precisamos vencer a desconfiança do setor privado sobre o êxito de ações desse tipo e criar otimismo em relação ao longo prazo.

    A interação do setor produtivo nas ações de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e inovação é o desafio crucial para o segmento institucional.

    A pesquisa participativa para a identificação clara de demandas e a preocupação do setor cientifico na busca de resultados efetivos na produção são as diretrizes expostas no estatuto desse centro.

    Precisamos agora é acreditar, nos unirmos, continuar obtendo o apoio necessário para transformamos esse sonho em realidade.
     

    Verao
    Cinema
    Confira os filmes em cartaz no Starplex

    Dolar
    A cotação hoje

    Eventos
    A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

    Forum
    Comente, discuta, mande recado. O espaço é seu

    Links
    Os sites recomendados por A Região

    Balaio
    Os classificados online de A Região

    Marcel Leal
    Artigos do presidente da Rede Morena

    Caso Leal
    Mais de 3 anos de impunidade

    Calango.com
    Conheça o Portal da Bahia

    Propaganda
    Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


    [ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

    Copyright©2001 A Região Editora Ltda, Praça Getúlio Vargas, 34, 45600-000, Itabuna, BA, Brasil
    Telefax (73) 211-8885. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.

    Click Here!