10.Dezembro.2016

site de a regiao

A Região deixará de ter edição impressa

na banca depois de quase 30 anos liderando a leitura e as vendas no sul da Bahia. O jornal ainda é o mais vendido nas bancas da região, mais que a soma de todos os outros, porém, a arrecadação da venda do impresso não cobre nem 10% dos custos totais.
      Por isso, A Região, assim como qualquer outro jornal impresso, depende de anúncios para se manter. Esta é a única fonte de renda de um jornal, exceto quando ele aceita vender sua opinião para o político que pagar mais.
      Mas esta é uma atitude que A Região jamais teria, porque desrespeita e engana o leitor. “Matérias só positivas sobre o político, omissão quanto aos problemas e denúncias do gestor, versões mentirosas de ações de prefeitos... são coisas que não faríamos nunca”, resume Marcel Leal.
      Editor do jornal desde que seu pai, Manoel Leal, fundador do jornal, foi assassinado, em 1987, Marcel manteve A Região circulando mais por teimosia e amor pelo jornalismo. Como negócio, sempre foi uma dor de cabeça e nunca deu lucro.
     
      Caloteiros
      “Além disso, todas as vezes em que tivemos políticos anunciando, levamos calote. Geraldo Simões, quando era deputado federal, nos deu R$ 18 mil de calote. Augusto Castro, atual deputado estadual, outros R$ 12 mil. Ambos referente à divulgação do mandato por vários meses”.
      “O presidente da Câmara de Itabuna, Aldenes Meira, é outro que prefere contratar e não pagar. Até hoje não pagou os anúncios que publicou na campanha para deputado em 2014. Também nos deu calote ao não pagar vários anúncios da Câmara de Vereadores”.
      Mas a maior responsabilidade sobre o fim da edição impressa é dos empresários. “Eles fazem questão de ler o jornal no sábado e de que ele encampe suas lutas, mas nunca anunciam nele, com exceção de poucos anúncios no aniversário da cidade e Natal. Devem achar que vivemos de vento”.
      Por outro lado, Marcel agradece e elogia os leitores. “Foi graças a eles e por causa deles que mantivemos a edição impressa, com imensa dificuldade, durante todos estes anos. Mesmo sabendo que nem todos tem acesso à internet, espero que continuem nos honrando com sua preferência”.
     
      Na internet
      Um dos primeiros jornais do país com site na internet, desde 1996, A Região vai continuar sendo a referência de notícias regionais com sua edição online que, desde 2000, quando fechou parceria com o portal UOL, recebe atualização de notícias todos os dias.
      O site (www.aregiao.com.br) está sendo reformulado, com novidades e uma nova interface. A nova versão será lançada no início de 2017, com opções inéditas de anúncios e “informercials”. Por enquanto ela será gratuita, aberta, mas pode se tornar paga no futuro.

|

      Mais notícias gerais da Bahia aqui, aqui também, e mais uma e outra.

compre fazenda
Anuncie aqui: anuncio@aregiao.com.br

 

Copyright©1996-2014 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (adami), 34, 45600-023, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.